Governo do Amazonas amplia oferta de cirurgias de aneurisma cerebral

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas, por intermédio da Secretaria Estadual de Saúde (Susam), está ampliando a oferta de cirurgias que tratam de aneurisma cerebral, realizadas no Hospital Universitário Francisca Mendes (HUFM). Com a mudança, o número de procedimentos sairá de um para três, semanalmente, sendo feitos sempre às quartas-feiras. A meta é atender todas as 60 pessoas, entre pacientes da capital e do interior do Estado, que aguardam pela cirurgia.

A mudança atende a uma determinação feita pelo governador do Amazonas, Omar Aziz. "Agora estou mais tranquila. A decisão do governador foi muito importante já que agilizou a cirurgia da minha mãe", comemorou a técnica de enfermagem, Mislane Batista, filha de Cira Batista Pereira, 60 anos, uma das pacientes que passaram pelo centro cirúrgico do HUFM nesta quarta-feira, dia 12 de setembro.
De acordo com o diretor-geral do Hospital Francisca Mendes, médico Pedro Elias de Souza, o procedimento cirúrgico, chamado de endoneurovascular, é realizado na unidade desde 2009 e já beneficiou mais de duzentos pacientes. "Já atendemos pessoas que antes precisavam sair do Estado para fazer a cirurgia. O Hospital Francisca Mendes é o único do Norte do país a ter, em pleno funcionamento, um equipamento de Hemodinâmica, onde são feitos os exames e a cirurgia de aneurisma no cérebro. Hoje recebemos até pacientes de outras regiões do Brasil", explicou Pedro Elias.



Ainda segundo o diretor-geral do hospital, triplicar a oferta desse tipo de cirurgia é resultado de um esforço conjunto entre as equipes do Hospital Universitário Francisca Mendes e do Hospital Pronto-Socorro João Lúcio, coordenados pela Susam. "A maioria das pessoas que aguardam a cirurgia fica internada no João Lúcio. Portanto, queremos minimizar o sofrimento dessas pessoas e de suas famílias, conforme nos orientou o governador Omar Aziz", ressaltou o médico que dirige o HUFM.

Benefícios – O procedimento de endoneurovascular, ofertado na rede estadual de Saúde, é menos invasivo do que a cirurgia tradicional denominada de crâniotomia, em que há a abertura do crânio do paciente.

No tratamento endoneurovascular, o médico faz a introdução de um cateter pela artéria femoral, próxima à região da coxa, até o aneurisma cerebral, quando é realizada a correção do problema. Outro benefício está relacionado ao período pós-operatório. "Esse é um tratamento totalmente diferenciado. A recuperação acontece de forma muito mais rápida", explicou Pedro Elias de Souza, diretor-geral do Hospital Universitário Francisca Mendes.

Cada cirurgia de aneurisma cerebral chega a custar aproximadamente R$ 45 mil, somando o procedimento, material e internação.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)