Vice-governador do Amazonas profere palestra para oficiais da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército

Em Destaque
Por -
1
O vice-governador do Amazonas, José Melo, proferiu nesta quarta-feira, 22 de agosto, uma palestra sobre a liderança política e econômica do Amazonas na região amazônica para cerca de 170 oficiais concluintes do curso de Altos Estudos Militares da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME). A aula foi ministrada na Sede do Governo, bairro Compensa II, e contou com a presença do Comandante Militar da Amazônia, general de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas; e do comandante da ECEME, general de Brigada Sérgio José Pereira. 

Participaram, ainda, representantes das Forças Armadas do Equador, Paraguai, Chile, Peru, Argentina, Uruguai, Guatemala, Estados Unidos, Nicaragua, Alemanha, Paquistão e Coréia do Sul.

De acordo com o vice-governador, o conhecimento a respeito dos aspectos sociais, econômicos e geopolíticos do Amazonas irá contribuir na preparação dos oficiais durante a execução de suas tarefas, uma vez que eles passam a entender a realidade do Amazonas.

"Como norma interna do Exército Brasileiro o oficial tem de servir em diversas regiões. Portanto eles têm como obrigação funcional de conhecer todo o Brasil. Então o conhecimento da Amazônia, a sua complexidade, sua diversidade, a importância geopolítica e o papel fundamental que o Amazonas desempenha hoje no contexto da questão ambiental aumentará o volume de informações de cada militar que está em formação", pontuou José Melo.

Entre os temas apresentados pelo vice-governador do Amazonas, estavam os projetos executados pelo Governo que buscam a geração de oportunidades e o desenvolvimento sustentável do Estado como a construção da Cidade Universitária, que terá estrutura para abrigar 2 mil estudantes amazonenses. A consolidação do programa de segurança pública criado pelo governador Omar Aziz também foi apresentado aos militares. José Melo explicou que o Ronda no Bairro representa o maior investimento nessa área já feito na história do Estado. As obras de mobilidade urbana e outros projetos para a Copa do Mundo de 2014 também foram explicados pelo vice-governador.


Para o representante do Exército do Equador, tenente-coronel Augusto Soto Mayor, o debate foi esclarecedor, principalmente, para os oficiais estrangeiros que têm interesse em compreender a Amazônia Brasileira. "Nosso país está inserido na Amazônia Internacional. Estar aqui no Brasil, o país que detém o maior território da Amazônia, é uma experiência inesquecível. Acho que essa é a melhor maneira de desenvolver a integração das Forças Armadas e ainda aumentar as cooperações militares", afirmou.

O aluno-oficial, Major Murilo, disse que o painel político apresentado por José Melo integra o trabalho de civis e militares na defesa da Amazônia. "Já servi aqui por vários anos, aprendi a amar essa região. Quero parabenizar o Governo do Amazonas. Todos os dados apresentados aqui são de relevância para os futuros assessores do Exército", falou. O aluno-oficial entregou uma placa em homenagem ao trabalho do vice-governador, considerado amigo do Exército.

Relação - Durante a abertura da palestra, o Comando Militar da Amazônia destacou o bom relacionamento existente entre o Exército e o Governo do Amazonas na execução de ações estratégicas para a soberania da região. "O Governo Estadual tem a perfeita compreensão do trabalho das Forças Armadas. O vice-governador José Melo é um homem simples, compromissado com sua missão de servir à sociedade. Essa aula sobre o Amazonas demonstra isso", ressaltou o Comandante Militar da Amazônia, general Villas Bôas.


FOTOS: CHICO BATATA


Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário