Ronda no Bairro fortalece parceria com escolas nas zonas leste e centro-sul

Em Destaque
Por -
0

A parceria estreita com as escolas para a prevenção da criminalidade entre jovens é prioridade na implantação do programa Ronda no Bairro nas zonas centro-sul e leste de Manaus, neste mês de julho. O assunto foi combinado em encontro da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP), na tarde desta quinta-feira, 12 de julho, com comandantes da Polícia Militar, delegados da Polícia Civil e gestores de todas as 70 escolas estaduais dessas duas regiões, que têm 80 mil alunos.



Para o secretário-executivo-adjunto do Ronda no Bairro, tenente-coronel Amadeu Soares, que coordenou a reunião, o aprimoramento do que vem sendo feito na zona norte desde fevereiro deste ano, na primeira fase do programa, é um dos desafios para o sistema de segurança pública. "Na zona leste, o desafio é fazer melhor do que na norte, onde alcançamos redução de até 60% dos homicídios e outros indicadores criminais em um mês de operação", disse.

Na reunião desta quinta-feira, a SSP apresentou aos gestores de escolas a metodologia do programa Ronda no Bairro para que a interação com os professores e alunos na escola seja efetiva. O secretário informou ainda que as escolas são alvo de rondas constantes dos policiais das companhias comunitárias (Cicom). "O que estamos fazendo hoje é fortalecer essa integração entre os sistemas de segurança e educacional, com foco na prevenção da violência e criminalidade, principalmente entre os jovens", disse Amadeu.

Os gestores escolares aproveitaram a reunião com a SSP para mostrar disposição de se integrar ao esforço do Ronda no Bairro, expondo dificuldades e sugestões para melhorar a segurança, como áreas vulneráveis ao tráfico de drogas que funcionam perto das escolas.

Segunda fase do Ronda - O programa Ronda no Bairro será implantado nos dias 19 e 26 de julho nas zonas leste e centro-sul, respectivamente, sob investimento de cerca de R$ 186 milhões do Governo do Estado só nesta segunda fase.

Na zona leste, que tem uma população aproximada de 500 mil moradores, o efetivo da Polícia Militar salta dos atuais 278 para 931 homens; o da Polícia Civil, de 166 para 232. O número de Distritos Integrados de Polícia (DIP) dobra de quatro para oito. Serão 226 viaturas atuando na área, sendo 100 veículos quatro rodas e 126 motocicletas.

Para a zona centro-sul, o Ronda terá 561 policiais militares (hoje são 112) e 111 policiais civis (atualmente são apenas 37). O número de DIP dobra para quatro e o de viaturas será de 130 (56 veículos quatro rodas e 74 motocicletas).

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)