PAI retorna do Alto Solimões com mais de 132 mil atendimentos incluindo população indígena

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas cumpriu mais uma missão do Programa de Atendimento Itinerante (PAI), que leva serviços públicos e de cidadania às populações ribeirinhas. Nesta quarta-feira, 4 de julho, o Barco Zona Franca Verde, uma das três embarcações que integram o projeto, ancorou no porto de São Raimundo, após uma viagem de 114 dias por dezesseis cumunidades do Alto Solimões, incluindo áreas indígenas no Vale do Javari. Nesse período, foram realizados 132.533 atendimentos nos mais diversos serviços.


A embarcação saiu de Manaus no dia 13 de março deste ano, com destino aos municípios do alto Solimões – Atalaia do Norte, Jutaí, Tonantins e Fonte Boa. Os atendimentos incluem serviços desde a retirada de documentos a benefícios previdenciários, além de atendimento médico. Entre os beneficiados, estão 5.400 indígenas do Vale do Javari, no município de Atalaia do Norte, distante 1.138 quilômetros de Manaus em linha reta. Está foi a primeira vez que o PAI visitou a região do Vale do Javari, uma das mais isoladas e distantes do Estado, onde predomina a população indígena.

"Digo que essa missão foi altamente gratificante e produtiva, porque conseguimos alcançar a meta de atendermos mais de 5 mil indígenas, como estava previsto", observou o coordenador geral da missão e comandante do barco, Celso Fernandes Oliveira.

Coordenado pela Secretaria Estadual de Assistência Social (Seas), o PAI possui, além do Zona Franca Verde, outros dois barcos em missão no interior do Estado: o Puxirum, que está na calha do Juruá, e o Puxirum II, no Purus. De acordo com o diretor do Departamento de Cidadania da Seas, Alexandre Macedo, responsável pelo programa, a próxima missão do Zona Franca Verde será no Baixo Amazonas, iniciando por Maués, outra região com população predominante indígena.


"Esse barco que chegou agora do Alto Solimões irá para o Baixo Amazonas com previsão de saída até o final do mês de julho. Os outros dois, Puxirum e Puxirum II,  que  estão na calha do Juruá e do Purus, farão a calha do Madeira e Rio Negro. Também há possibilidade de fazermos o entorno de Manaus. Vamos totalizar esse ano sete viagens com estimativa de fazermos 800 mil atendimentos em 2012", previu Macedo.

Parceiros – O Governo do Estado conta com 23 órgãos parceiros na equipe do PAI, dentre os quais Secretaria Estadual de Saúde (Susam), Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP), Exército, Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Correios, Banco do Brasil, Superintendência Regional de Trabalho e Emprego (SRT), Fundação Nacional do Índio (Funai),  Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), prefeituras municipais, entre outros. Os serviços mais solicitados são a expedição de carteira de identidade e CPF, seguido dos benefícios previdenciários.


Alguns dos profissionais que integram a missão do PAI vêm de outros Estados. É o caso do funcionário do INSS do Rio de Janeiro, Rodrigo Mendonça. "Foi uma experiência fantástica. É um projeto que deveria ser valorizado sempre, porque essas comunidades distantes precisam de apoio. Foi um prazer imenso fazer parte desse projeto, onde pudemos oferecer todos os tipos de serviços previdenciários que um cidadão possa receber. Principalmente a concessão de benefícios, como aposentadoria, salário maternidade, pensão por morte e amparos sociais", observou.


Médico do Exército, André Luiz Moreira, foi outro que desembarcou dizendo-se realizado ao participar da missão, principalmente no Vale do Javari, onde encontrou populações vivendo isoladas. "É uma experiência muito interessante, porque você pode levar um pouco de saúde para uma população que nunca teve contato com estes tipos de cuidados".

FOTOS: ROBERTO CARLOS E ALEX PAZUELLO


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)