Governador Omar Aziz confere funcionamento dos novos DIPs antes do lançamento do Ronda no Bairro na zona leste

Em Destaque
Por -
0


O governador Omar Aziz visitou na manhã desta terça-feira, 17 de julho, as novas instalações de cinco Distritos Integrados de Polícia (DIPs) da zona leste.  Ele foi conferir de perto a nova estrutura de segurança da zona leste, que será inaugurada oficialmente nesta quinta-feira,19, por ocasião do lançamento do programa Ronda no Bairro naquela região da cidade. "Viemos ver se está tudo certo para que a partir de quinta-feira a população dessa área possa se beneficiar com este programa que tem reduzido a criminalidade na cidade de Manaus", ressaltou.
  

Todas as novas unidades de polícia são padronizadas, com as delegacias, da Polícia Civil, e as Companhias Interativas Comunitárias (Cicoms), da Polícia Militar, funcionado integradas em um mesmo complexo.  Quatro delas – 11º DIP (Coroado), 4º DIP (Grande Vitória), 30 DIP (João Paulo) e 14º (Grande Circular) – foram reformadas e ampliadas, enquanto o 25º DIP, no bairro Armando Mendes, foi totalmente construído.

O Governo do Amazonas ainda está construindo um quinto DIP, no Mauazinho. Durante a visita, o governador também anunciou a reforma do prédio da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam), no Distrito Industrial II, bairro Puraquequara.  Segundo ele, trata-se de uma equipe tática da polícia que chega a situações de extremo conflito e que precisa ter boas condições de trabalho na hora em que forem acionados.

Omar Aziz afirmou estar ciente da situação de segurança da cidade, por isso, segundo ele, não tem medido esforços e investimentos nessa área. "Antigamente se reclamava de falta de viatura, de pessoal, de baixa remuneração. Resolvemos tudo isso, aumentando salários, não faltam mais viaturas, equipamentos, estrutura física para as pessoas poderem trabalhar".

Com a implantação do Ronda no Bairro, o número de Distritos  Policiais da zona leste está dobrando de quatro para oito. Segundo o secretário executivo do Programa Ronda no Bairro, coronel Amadeu Soares, a estratégia é de ocupação plena do espaço territorial para melhorar a presença do policiamento ostensivo e investigativo, além de proporcionar o policiamento comunitário, que é a principal característica do Ronda no Bairro.   


Para garantir a cobertura completa, a zona leste foi dividida em 41 setores. O Ronda no Bairro destaca para cada raio de três quilômetros quadrados, ou sete quarteirões, uma ronda fixa com 18 policiais, duas motocicletas, uma viatura equipada com tecnologia moderna, incluindo câmeras de monitoramento, GPS e sistema de radiocomunicação, atuando 24 horas por dia. Segundo o secretário Estadual de Segurança, coronel PM Paulo Roberto Vital, na zona leste, o efetivo da Polícia Militar (PM) está saltando dos atuais 278 para 931, o da Polícia Civil (PC) de 166 para 232. Serão 226 viaturas atuando na área, sendo 100 veículos quatro rodas e 126 motocicletas.


Motivação é visível – Durante a visita aos DIPs, o governador fez questão de conversar com as pessoas que buscavam serviços nos Distritos, e também falou com os policiais de plantão, solicitando ajuda e empenho de todos. "Eu espero que vocês possam nos ajudar a dar uma resposta melhor à população. Não estamos medindo esforços para melhorar cada vez mais. Cada um fazendo a sua parte, nós vamos conseguir mudar a realidade. Eu conto com vocês", disse.


Segundo o governador, durante a visita ele pode perceber uma maior motivação entre os policiais militares e civis. "Isso é importante para que eles possam cumprir melhor suas tarefas. Você só motiva se houver boa estrutura e equipamentos necessários para desenvolver um bom trabalho, como coletes, armamentos e tecnologias".


 

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)