Governador Omar Aziz apresenta projeto do novo Bumbódromo de Parintins

Em Destaque
Por -
0


O Bumbódromo de Parintins passará por mudanças em sua estrutura, com a ampliação de espaços e modernização de suas instalações. O projeto do novo Bumbódromo anunciado neste sábado, dia 30 de junho, pelo governador Omar Aziz, e apresentado nos telões instalados na arena no intervalo entre a apresentação de Garantido e Caprichoso, inclui aumento da capacidade de público dos atuais 12,2 mil para 17,5 mil lugares. "Eu espero que ano que vem eu possa estar aqui inaugurando", afirmou o governador.




Entre as mudanças mais importantes está a adaptação do Bumbódromo para ter total acessibilidade, com rampas, banheiros e camarotes exclusivos para pessoas com necessidades especiais, além de elevadores, piso próprio para deficientes visuais, sinalização em Braille, cabines para serviços de descrição em Libras e de áudiodescrição.

É a maior reforma já realizada em 24 anos, desde que foi construído no formato de arena, em 1988. As obras, estimadas em R$ 32 milhões, estão previstas para iniciar logo após o encerramento do 47º Festival Folclórico de Parintins, com conclusão para junho de 2013. "O festival cresceu e a estrutura atual não condiz com a realidade da festa que cresce ano a ano. Além disso, as instalações não atendem aos padrões atuais de acessibilidade, na contramão da nossa política de governo, que é de inclusão das pessoas com necessidades especiais", observa o governador.

Somente no ano passado, o fluxo de visitantes em Parintins durante o festival aumentou 30% em relação ao ano anterior. A nova arena terá uma estrutura de concreto e perfis de aço e será ampliada de 15 mil metros quadrados para 19 mil metros quadrados. Haverá a ampliação das arquibancadas, do número de camarotes, camarins e demais instalações. A rampa externa e o acesso às arquibancadas também serão redimensionados. A arena de apresentações e a área de concentração das agremiações ganharão mais espaço.

Em relação à capacidade de público, a maior ampliação acontecerá na área gratuita e no número de camarotes. A arquibancada das galeras sairá dos atuais 7,5 mil lugares para 10 mil e terá banheiros reformados e a construção de um bar. Também serão instalados 43 novos camarotes e 1,5 mil novos assentos na arquibancada especial.

Acessibilidade – O projeto de reforma e ampliação do Bumbódromo segue a política estadual de atenção à pessoa com deficiência, fortalecida no governo Omar Aziz, através do programa Amazonas Social. O espaço ganhará elevadores, rampas, banheiros especiais e camarotes exclusivos para deficientes físicos. Também será instalado um piso próprio para deficientes visuais, semelhantes aos existentes no Teatro Amazonas.

Além disso, o Bumbódromo será totalmente sinalizado em Braille, uma cabine de descrição em libras e, ainda, cabines de audiodescrição com capacidade para 100 pessoas. Atualmente, cabines desse tipo são encontradas apenas no Teatro Amazonas e no Teatro Municipal de São Paulo.

Especialistas – O projeto do novo Bumbódromo de Parintins foi elaborado pelas secretarias de Estado de Infraestrutura (Seinfra) e de Cultura (SEC) com participação da direção e da comissão de arte dos dois bois ao longo de 2011. Também conta com a consultoria de dois especialistas de renome nacional em iluminação e sonorização – Piter Gasper, ex-cenógrafo da Rede Globo e responsável pela iluminação do Cristo Redentor no Rio de Janeiro, que também assina os projetos de iluminação dos monumentos do arquiteto Oscar Niemeyer e o especialista em sonorização, Antônio Carlos Roldão, da Mac Áudio (RJ). Roldão é responsável há mais de 20 anos pelo som da festa de Reveiilon do Rio de Janeiro.

Sobre a arena haverá uma passarela técnica de som e iluminação que será fixada a 15 metros de altura em uma estrutura em arco com vão livre de 110 metros. O novo Bumbódromo também vai contar com novas subestações, instalações elétricas modernas e subterrâneas e regularização do piso para suportar as alegorias.

Na área externa, as esculturas serão renovadas por artistas parintinenses. Para maior segurança no Bumbódromo, será instalado um novo sistema de prevenção contra incêndio, com novos extintores e mangueiras. A previsão é que as obras sejam entregues na semana que antecede o Festival de Parintins de 2013.




FOTOS: ALEX PAZUELLO / AGECOM




Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)