Combate ao tráfico de pessoas ganhará reforço em Parintins

Em Destaque
Por -
0
 O Governo do Amazonas vai inaugurar Na próxima sexta-feira, dia 29 de junho, o 6º Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante no Estado, que vai funcionar no terminal hidroviário de Parintins (a 368 quilômetros da capital) e reforçar a rede de enfrentamento ao tráfico de seres humanos na região.




O município do Baixo Amazonas foi escolhido pela sua localização estratégica – quase na divisa com o Pará –, o que vai facilitar o trabalho de combate à ação dos traficantes na fronteira com o Estado paraense.

O Amazonas é pioneiro no Brasil na implantação de Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante em terminal rodoviário e em municípios do interior. Já possui dois postos na capital (porto da Ceasa e terminal rodoviário da cidade), que já atenderam mais de 20,5 mil pessoas nos últimos dois anos, principalmente com abordagens de viajantes para a conscientização sobre o tráfico de seres humanos.

O Estado também conta com postos em Mancapuru e Itacoatiara, implantados neste ano e escolhidos devido ao grande fluxo de pessoas que transitam nos dois municípios. Em Humaitá, no sul do Estado, na divisa com Rondônia, o posto foi inaugurado no dia 1º de junho, no Porto Fluvial Edmilson Brasil.

A meta do Governo do Amazonas é inaugurar mais sete unidades até o final deste ano. A implantação dos postos é resultado de uma parceria entre o Ministério da Justiça, Governo do Amazonas, através da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (Sejus), e Prefeituras Municipais do Estado.

Ação em Parintins – Uma equipe do Departamento Estadual de Direitos Humanos da Sejus já está em Parintins desde o início da semana para realizar o treinamento dos servidores que irão trabalhar no Posto Avançado de Atendimento Humanizado ao Migrante do município. A capacitação começou na última segunda-feira, dia 25, e encerra nesta quarta-feira, dia 27, no Centro de Referência do Idoso da ilha.

Inauguração – A inauguração, marcada para sexta-feira, dia 29, acontecerá às 15h, no Porto Fluvial da cidade, com a presença de diversas autoridades, entre elas, representantes do Ministério da Justiça e do Governo do Amazonas. Segundo a administração do Porto Fluvial de Parintins, em dias comuns, uma média de 300 pessoas/dia transita pelo local.

O posto acolherá denúncias de tráfico humano, prestará orientações diversas e também vai realizar campanhas de conscientização. "Contamos com a comunidade parintinense para atuar no combate ao tráfico de seres humanos e denunciar possíveis casos. O Festival Folclórico de Parintins é um espaço muito propício para este problema e, se tivermos uma população consciente, poderemos diminuir as ocorrências", comentou o secretário da Sejus, Marcio Rys Meirelles.






Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)