Mais um poço de petróleo e gás descoberto em Coari

Em Destaque
Por -
6



Da Reuters
 
Reserva tem capacidade de produzir 1.400 barris de óleo por dia. Descoberta pode criar novo polo produtor na Bacia do Solimões, diz estatal.


A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (3) a descoberta de uma nova acumulação de óleo e gás na Bacia do Solimões, no Amazonas.

Em comunicado ao mercado, a companhia informou que a reserva, localizada no município de Coari, a 25 km da província petrolífera de Urucu (AM), indicou capacidade de produção diária de 1.400 barris de óleo de boa qualidade (41º API) e 45 mil metros cúbicos de gás, na Formação Juruá.

O poço foi perfurado a uma profundidade final de 3.295 metros.

"Este é o segundo sucesso exploratório no Bloco SOL-T-171, onde já está em andamento, desde 2010, o Plano de Avaliação da Descoberta do poço 1-BRSA-769-AM, informalmente conhecido como Igarapé Chibata", afirmou a Petrobras.

Segundo a companhia, confirmada a viabilidade econômica das descobertas, elas viabilizarão a criação de um novo polo produtor de petróleo e gás natural na Bacia do Solimões.

A empresa detém 100% dos direitos de exploração e produção na concessão. A companhia produz diariamente no Amazonas 53 mil barris de óleo e 11 milhões de metros cúbicos de gás natural, além de 1,3 mil toneladas de GLP.
.

Postar um comentário

6Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM04/02/2012, 17:31

    A construção gasoduto Juruá-Coari-Manaus é descrita como marco de uma nova etapa na história do Amazonas. A partir do licenciamento ambiental.
    Temos consciência de que obras de grande porte como essa geram impactos socioambientais expressivos. Com essa visão, o Governo Municipal tem que tomar as providências necessárias para assegurar a sustentabilidade socioambiental do empreendimento. E esse é o foco do PROGRAMA ZONA FRANCA VERDE para os municípios de Coari, Codajás, Anori, Anamã, Caapiranga, Manacapuru e Iranduba.

    Aplicando o princípio ecológico da precaução, foram tomados todo o cuidado para que o licenciamento ambiental do gasoduto contivesse algumas condicionantes fundamentais a serem cumpridas pela Petrobras: evitar a erosão e o entupimento de igarapés; recuperar as áreas degradadas; não permitir, ao longo do duto, a construção de estradas perenes que permitam a invasão de terras e o desmatamento; adotar medidas restritivas à prostituição, com programas educativos e punitivos para trabalhadores da obra, PRIORIZAR A CONTRATAÇÃO DE MÃO-DE-OBRA LOCAL; além de programas de geração de renda para famílias de baixa renda; adotar procedimentos eficientes para evitar o aumento de doenças como a malária, entre diversos outros.

    ResponderExcluir
  2. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM04/02/2012, 17:41

    Além das medidas de prevenção de impactos ambientais, temos que estruturar um Programa de Desenvolvimento Sustentável para as comunidades que estão na área de influência dos gasodutos e dos poços em exploração em Coari, devemos nos unir e contar com a participação de instituições (COOPERATIVA ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS ), entre órgãos dos governos Municipal Estadual e Federal e instituições de pesquisa e ensino do Amazonas, além de ONGs. Este Programa deve ter como missão socializar os benefícios do empreendimento, com três objetivos fundamentais: apoiar a construção da cidadania, promover o aumento da renda e fomentar a conservação ambiental no município de Coari.

    ResponderExcluir
  3. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM04/02/2012, 17:42

    As atividades deste Programa devem ser voltadas para o aumento da renda e a conservação ambiental e baseadas em diagnósticos participativos, que identifiquem as principais características, demandas e oportunidades para a promoção do desenvolvimento sustentável. Os diagnósticos terá como finalidade mapear o estado atual do desenvolvimento sustentável de cada comunidade em Coari. Com base nesse mapeamento, será feita a identificação de prioridades para os investimentos governamentais. Esses investimentos darão origem a três Planos de Investimentos para o Desenvolvimento Sustentável da Comunidade: o Social, o Ambiental e o Econômico.

    ResponderExcluir
  4. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM06/02/2012, 18:26

    POBRE MUNICÍPIO RICO
    A Província de Urucu é um gigantesco complexo de extração de petróleo e gás natural no coração da floresta amazônica. A melhora de vida, promessa que fez a população da cidade de Coari aceitar as mudanças desse progresso, não veio. Muito pelo contrário. O dinheiro dos royalties jorra, mas ninguém sabe para onde.
    Do primeiro poço, construído em 1986, até hoje, Coari multiplicou seu orçamento. No ano passado, foram R$ 19,14 milhões em royalties transferidos pela Petrobrás à administração municipal, além de R$ 1,25 milhão na forma de participação especial - paga quando há grande volume de produção ou rentabilidade. Dos municípios com exploração continental que é o caso de Coari, é o que mais recebe royalties, e no ranking geral perde apenas para os da região da bacia de Campos, no estado do Rio de Janeiro.
    Contudo, essa fartura de recursos não alterou a qualidade de vida de seus moradores. "A cidade passou a receber muito dinheiro, mas também muita gente. A população que vivia ao redor, espalhada, migrou para o centro(Coari)", Da mesma forma que o orçamento aumentou, a população também foi se multiplicando, e hoje são mais de 67 mil habitantes na busca pelo seu quinhão do Eldorado negro. Como não havia estrutura para isso, CRESCEU A PROSTITUIÇÃO, E DOENÇAS, COMO A MALÁRIA, PROLIFERARAM. A cerca de 2 quilômetros do porto da Petrobrás, no rio Solimões, a iluminação do terminal e a movimentação das embarcações afastaram os peixes, que eram fonte de renda e alimentação para a população ribeirinha.

    E A PETROBRAS ATÉ HOJE NÃO SE MANISFESTOU PARA FAZER INVESTIMENTO NO SOCIAL, QUALIDADE DE VIDA EM RESPEITO AO COARIENSE

    ResponderExcluir
  5. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM06/02/2012, 18:27

    CONTINUAÇÃO
    Ao mesmo tempo, a compensação financeira pela exploração do subsolo não foi sentida pela população coariense mais carente. "Os royalties se destinavam a investimentos em áreas sociais do município. Mas o que se viu foi um aumento da marginalidade e da criminalidade. O hospital não tem equipamentos. Para nós, a saúde continua em estado de calamidade pública",O atual prefeito não presta dos recursos públicos, e não quer saber de apresentar uma alternativa viável e rentável, para o trabalhador coariense. A gente não sabe o que está sendo feito com esse dinheiro."
    Na região rural também há problemas. "Nosso bairros hoje não tem nada. Nem o centro médico nem o centro social funcionam. Muitas comunidade usam a igreja como colégio",

    ResponderExcluir
  6. Isaias Ramos da COOPESOLDA/AM06/02/2012, 18:28

    CONTINUAÇÃO II

    "Coari é, de longe, o município mais rico do Amazonas." ISAIAS RAMOS DA COOPESOLDA/AM acredita que se o dinheiro fosse aplicado em projetos sociais sérios haveria pobreza, mas não miséria ou indigência. E considera que para eliminar desvios de recursos oriundos de royalties dentro da prefeituras é necessário que o TCU dê mais agilidade ao processo de fiscalização. E sugerimos também que o governo federal faça o acompanhamento mais rigoroso desses fundos, incluindo a criação de um conselho comunitário. Independente e com poderes totais, esse órgão seria formado por membros da sociedade civil (COOPERATIVAS, ASSOCIAÇÕES E SINDICATOS) para vistoriar a aplicação do dinheiro - acionando o Ministério Público a qualquer indício de irregularidade.
    É claro que nada disso adianta sem a condenação dos responsáveis, fazendo valer leis já existentes e garantindo o ressarcimento dos recursos desviados dos cofres públicos. O que beneficiaria não só o Amazonas, mas também os mais de 760 municípios que recebem royalties do petróleo no Brasil.

    ResponderExcluir
Postar um comentário