Carnaboi encerra programação do Carnaval promovido pelo Governo do Estado

Em Destaque
Por -
0
Período carnavalesco é um dos mais tranquilos dos últimos anos em Manaus

Na primeira noite do Carnaboi, nesta segunda-feira, dia 20, aproximadamente 100 mil pessoas brincaram ao som de 12 artistas indicados pelos bumbás Garantido e Caprichoso. A festa, promovida pelo Governo do Amazonas, através da Secretaria de Cultura, encerra a diversificada programação de Carnaval oferecida pelo Estado, com eventos para crianças e adultos, como o Baile Infantil e o Concurso de Fantasias Adulto e Infantil, além do apoio ao Desfile das Escolas de Samba. A segurança também tem sido o diferencial dos eventos, tornando-se um dos períodos carnavalescos mais tranquilos dos últimos anos.

"Nós já organizamos e apoiamos várias bandas de rua, incluindo blocos carnavalescos no interior do Estado como Parintins e Itacoatiara. Isso vai dando uma conformação estadual ao carnaval amazonense que é um dos mais plurais do país. Aqui temos todo tipo de manifestação carnavalesca e fechamos com chave de ouro com o Carnaboi", destaca o secretário de Cultura, Robério Braga.
Entre as ações integradas pelo Governo do Estado durante o período de Carnaval, destaca-se a segurança. O Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública (SSP) concentra as operações de todos os órgãos envolvidos com o evento.

Cerca de 1.200 homens da Polícia Militar (PM) trabalharam dentro e fora do Sambódromo somente nesta segunda-feira a fim de garantir a tranqüilidade dos brincantes. "Nosso papel aqui é exatamente esse, de dar sustentação de tranqüilidade para que as pessoas possam vir de suas casas e se divertir com paz", afirma o tenente coronel Fernando Farias, que comandou a operação da PM no primeiro dia de Carnaboi.
Ainda de acordo com o comandante, no perímetro externo do Centro de Convenções é feita uma triagem por meio de revistas para evitar a entrada de armas, garrafas de vidro ou drogas. O objetivo é diminuir o impacto de violência dentro do Sambódromo. "Nós orientamos as pessoas que acabam trazendo celular ou no caso das mulheres usando jóias que fiquem atentas. Muitos indivíduos vêm pra cá com o intuito de furtar alguém. A gente pede que os brincantes evitem esses acessórios e que tenham atenção, assim irão ajudar com o nosso trabalho", alerta.

Todos os anos a aposentada Rosicléia Alves prestigia o Carnaboi e desta vez ela levou netos e bisnetos para o Sambódromo. A moradora do Coroado III, zona leste de Manaus, disse que se sentiu muita segura. "Dá pra trazer toda a família por causa da tranquilidade. Tá muito seguro. A gente brinca em paz. É só alegria", comemora a foliã.
Ocorrências - De acordo com balanço da Polícia Militar do Amazonas, na segunda-feira de Carnaval, foram abordadas 639 pessoas e fiscalizados 237 carros e 252 motos. Foram apreendidas duas armas de fogo, detidas cinco pessoas e apreendidos sete adolescentes. Na operação do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), também na segunda-feira e madrugada desta terça-feira, dia 21 de fevereiro, foram apreendidos 41 veículos e 14 Carteiras Nacionais de Habilitação (CNH`s).

O Detran-AM também emitiu 12 notificações a motoristas por dirigirem embriagados e registrou dois acidentes com vitimas lesionadas, um na avenida Torquato Tapajós e outro na avenida Coronel Pedro Teixeira. Grande parte das infrações, segundo o órgão, foi dirigir sem CNH, falta de documento do veículo e atraso no licenciamento.
Últimas apresentações – Na terça-feira gorda passarão pela pista do Centro de Convenções mais doze atrações de Caprichoso e Garantido. As apresentações começam às 20h45 com Márcio do Boi, seguido pela Batucada, Canto da Mata, Israel Paulain, David Assayag, Sebastião Jr., Boi Bumbá Brilhante, Hamiraldo da Mata e Carrapicho, Renato Freitas e Boi Garanhão, encerrando com Prince do Boi que deverá subir no trio elétrico às 3h30 da quarta-feira de cinzas.
A entrada é gratuita e para acompanhar os shows bem perto dos trios basta vestir o tururi de sua preferência.





Fotos: Roberto Carlos / AGECOM





--
Agência de Comunicação do Amazonas
       (92) 3303 8372 / (92) 3303 8368
       www.amazonas.am.gov.br
      http://twitter.com/governoamazonas
  http://youtube.com/governodoamazonas

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)