Aplicação da Lei da Ficha Limpa ainda gera dúvidas

Em Destaque
Por -
0



Validada pelo STF (Supremo Tribunal Federal) anteontem, a Lei da Ficha Limpa, como ficou conhecida por tornar mais duros casos de inelegibilidade de políticos, ainda é confusa até mesmo para especialistas. Com cerca de 30 possibilidades de inelegibilidade, a nova legislação ainda depende do entendimento de cada caso por parte de juízes e colegiados.


"Tudo depende da interpretação do magistrado", informou a assessoria de imprensa do TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral), que discorre apenas sobre os princípios. Na prática, a Lei da Ficha Limpa, que valerá já nas eleições municipais de outubro, em alguns casos, aumentou em quatro anos, passando para oito, o período de inelegibilidade de políticos.


Outra alteração que atendeu aos anseios populares diz respeito à redução de uma instância para a inclusão do nome na lista dos "ficha-suja": antes eram considerados apenas os que haviam sido condenados no STJ (Supremo Tribunal de Justiça), agora basta decisão transitada em julgado no TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo).


Os juízes eleitorais de cada município constatarão, junto às certidões de justiça, se cada um dos postulantes à eleição de outubro é elegível ao serem solicitados os pedidos de registro de candidatura, que ocorrem em julho.

FONTE : JORNAL DA CIDADE (LEIA AQUI).

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)