Ipem-AM afirma que fiscalização em postos de combustíveis segue planejamento anual

Em Destaque
Por -
0
O Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (Ipem-AM) informa que, ao contrário do divulgado em nota em veículos de comunicação, nesta quarta-feira, pelo Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo,  a operação realizada pelo órgão na última segunda-feira (9), para fiscalização das condições metrológicas de funcionamento de bombas em postos de combustíveis em Manaus, faz parte de um planejamento que está sendo executado desde o dia 2 de janeiro deste ano.



O Ipem-AM contesta a informação do Sindicato de que a operação foi motivada por reportagem exibida no programa Fantástico, da Rede Globo, no último dia 8 de janeiro, que denunciou fraudes em venda de combustíveis em postos do Sul e Sudeste do País. De acordo com o Ipem-AM, as ações de fiscalização em postos são planejadas anualmente e seguem os critérios estabelecidos pela Portaria 023/58 do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), do qual o Ipem-AM é órgão delegado.

O Instituto esclarece, ainda, que grande parte dos veículos de comunicação solicitou, motivados pela reportagem do Fantástico, informações sobre os procedimentos do órgão para fiscalização em postos de combustíveis. Para atender esta solicitação, os veículos acompanharam as ações executadas por uma dos oito equipes que têm realizado a atividade de fiscalização em postos, diariamente, desde o último dia 2 de janeiro.

Para o diretor-presidente do Ipem-AM, engenheiro Márcio André O. Brito, é importante que haja fiscalização no Estado de forma intensificada, como uma estratégia para inibir a possibilidade de fraudes nos postos de combustível. “Resultado disso, é que o índice de irregularidades de 2010 era 22%, e em 2011 caiu para 11% o que evidencia que a maioria dos empresários locais atende às regulamentações estabelecidas pelo Inmetro", disse Márcio, ao destacar que o Ipem-AM também realizou ações educativas, como a campanha 'Educar é Preciso' idealizada em fevereiro do ano passado.

“O Instituto realiza a fiscalização em postos de acordo com o calendário de planejamento operacional do Ipem-AM, pactuado com o Inmetro, que é anual. Também há fiscalizações eventuais para manter a confiabilidade do serviço e garantir a transparência nas relações comerciais em nosso Estado”, frisou o diretor-presidente do Ipem-AM.
 
No ano passado, as operações do Ipem-AM verificaram, somente em janeiro, 528 bicos de bombas medidoras na capital. "Para este ano, esperamos que o índice de reprovação reduza ainda mais, face a constatação de que somente cinco postos foram reprovados, dos 93 fiscalizados até o momento, o que garante a qualidade e segurança aos consumidores amazonenses”, destacou Márcio Brito.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)