Inscrições para 150 vagas em atividades motoras para pessoas com deficiência começam em fevereiro

Em Destaque
Por -
0

Os interessados em participar do "Viver Melhor – Atividades Motoras", programa do Governo do Amazonas que vai oferecer atividades para o desenvolvimento motor de pessoas com deficiência, poderão se inscrever no período de 13 a 17 de fevereiro, das 14h às 16h,  nos Centros de Educação de Tempo Integral (Cetis) Elisa Bessa Freire, bairro Jorge Teixeira, ou no Ceti Cinthia Régia Gomes do Livramento, no bairro Nova Vitória, ambos na zona leste de Manaus.

Serão inicialmente 150 vagas para as atividades, que terão início em março deste ano nos espaços dos Cetis, a exemplo das  piscinas e salas de dança e recreação. A ação é realizada por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped), em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc), e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência, conforme determinação do governador Omar Aziz.

De acordo com a secretária executiva da Seped, Kathya Thomé, para realizar a inscrição é necessária a apresentação de documento de identidade ou certidão de nascimento, foto 3X4, além de um laudo médico indicando o tipo de deficiência do candidato. Kathya Thomé informou, ainda, que a pessoa com deficiência deverá comparecer no dia da inscrição para estabelecer qual será sua turma. "Nós iremos avaliar cada caso, pois existem algumas deficiências que não permitem a prática de determinadas atividades. No ato da inscrição faremos essa avaliação, por isso é necessário levar a pessoa ao local escolhido", reforça.

As atividades para o desenvolvimento motor dentro do programa Viver Melhor estão divididas entre exercícios de educação física na quadra e no meio aquático. Para a realização destas atividades, 32 profissionais estão sendo treinados pelo Governo do Amazonas. Na programação de capacitação, há a moderna técnica Halliwick, que prepara o professor para ensinar natação a pessoas com deficiência. De acordo com Khatia Thomé, a água é um ambiente favorável à promoção do desenvolvimento de determinadas habilidades que o meio terrestre não possibilita. 

A professora de Educação Física, Suzy Silva Pinto, integra o grupo de 32 profissionais selecionados para atuar no programa que estão sendo treinados na concepção do projeto, em salvamento aquático e método Halliwick. Segundo ela, atenção e dedicação são imprescindíveis para trabalhar com essas pessoas. "Na aula nem sempre um só comando é suficiente, temos de estimular os alunos. Quando a gente os motiva, eles percebem que são capazes de realizar algo. Esse sentimento de conquista é gratificante", afirma a professora.

O Viver Melhor Atividades Motoras é uma das vertentes do programa Viver Melhor, implantado pelo governador Omar Aziz em dezembro do ano passado e que reúne um conjunto de ações voltada às pessoas com deficiência. O programa contempla as vertentes Acessibilidade, que consiste na reforma e adaptação de casas para facilitar o dia a dia da pessoa com deficiência, e Reabilitação, com atendimentos médico, psicológico e de assistência social a essa parcela da população.

Para esclarecer as dúvidas sobre o programa Viver Melhor, os interessados devem contatar a Seped, por meio do  email seped@seped.am.gov.br e dos telefones (92) 3878-0583/ 3878-0581.




Fotos: Alex Pazuello / AGECOM





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)