Governo do Amazonas firma parcerias com instituições de ensino e pesquisa para implantação de cursos técnicos e desenvolvimento de projetos estratégicos

Em Destaque
Por -
0


O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Mineração, Geodiversidade e Recursos Hídricos (SEMGRH), será parceiro do Instituto Federal do Amazonas (Ifam) e da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica (Fucapi) em projetos estratégicos nas áreas de formação profissional e no diagnóstico das demandas de insumos minerais e de óleo e gás no setor industrial local.



De acordo com o titular da SEMGRH, Daniel Nava, o órgão vai viabilizar, com o Ifam, a retomada do antigo curso técnico de mineração, desativado na década de 90, para atender a procura por recursos humanos pelas de mineração e petrolíferas. Segundo o secretário, atualmente, os profissionais contratados no Amazonas estão sendo importados do Rio Grande do Norte, onde o próprio governo federal mantém um curso nesta área.



A proposta é implantar o curso no município de Presidente Figueiredo onde o grupo Minsur/Mineração Taboca atua na exploração de cassiterita, minério de onde é extraído o estanho, na Mina do Pitinga.



Segundo o reitor do Ifam, João Dias, o Instituto já está elaborando processos seletivos para oferecer também cursos técnicos nas áreas de eletrônica e mecânica para atender solicitação da mineradora e, acredita que não haverá dificuldade em formatar o curso proposto pela SEMGRH. O reitor informou que o acordo de cooperação com a Secretaria de Mineração deverá ser executado com a participação da Fundação de Apoio ao Ensino e Pesquisa no Interior (Faepi).



Mais três outros projetos foram propostos ao Ifam pela SEMGRH, um para monitoramento da qualidade da água nos municípios da Região do Alto Solimões, como parte das ações do Plano Estadual de Recursos Hídricos; outro na formação profissional na área de óleo e gás, no município de Coari; e o terceiro relacionado à utilização de insumos agrominerais.



Neste caso, a ideia, segundo Daniel Nava, é aproveitar a experiência dos professores da antiga Escola Agrotécnica de Manaus na elaboração de um plano diretor para disciplinar a exploração e uso dos insumos agrominerais, como calcário e potássio (silvinita), na produção agrícola e também na atividade de pecuária.



Demandas de insumos minerais pelo PIM – A parceria com a Fucapi, segundo o secretário Daniel Nava, tem por objetivo identificar junto às empresas do Polo Industrial de Manaus a demanda por insumos minerais e óleo e gás, em seus processos produtivos.



"A exemplo do estanho que é utilizado na forma de solda por algumas indústrias, todo minério é beneficiado em São Paulo, a partir da mina do Pitinga. Nossa ideia é mudar essa relação. A partir do trabalho que será feito pelo Fucapi, justificaremos novos investimentos na indústria de transformação mineral, aqui no Estado, de modo que os recursos minerais existentes possam atender os processos produtivos industriais", explica Daniel Nava.





Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)