Governador Omar Aziz cobra da Amazonas Energia medidas para evitar apagões

Em Destaque
Por -
0


  O  governador do Amazonas, Omar Aziz, cobrou da Eletrobras Amazonas Energia, nesta  segunda-feira (9), a adoção de medidas para evitar a ocorrência de apagões de  energia elétrica em Manaus. Ele defendeu a implantação de um mecanismo efetivo  de isolamento das usinas de geração de energia que compõem o Sistema de  Eletricidade da capital para evitar interrupções no fornecimento de energia  elétrica como o registrado na última sexta-feira (6) em Manaus, em que houve o  desligamento total do sistema após sobrecarga em uma das usinas.


  Em  reunião com o diretor-presidente da Eletrobras Amazonas Energia, Marcos Aurélio  Madureira, na manhã desta segunda-feira, na sede do Governo (avenida Brasil,  3952, bairro Compensa II, zona oeste), o governador cobrou um relatório com  explicações detalhadas sobre as causas do blecaute que deixou a capital do  Estado por cerca de duas horas sem energia. Na sexta-feira, durante o apagão,  Omar entrou em contato, por telefone, com Madureira para saber os motivos da  falta de eletricidade. "Manaus é uma das maiores economias do Brasil. Não pode  acontecer isso. Se fosse em São Paulo ou no Rio de Janeiro, o mundo inteiro  estaria caindo em cima e todos os ministérios envolvidos na questão estariam  mobilizados para resolver o problema", destacou o governador.


  A  Eletrobras Amazonas Energia justificou o apagão da última sexta-feira como  resultado da forte chuva acompanhada de raios que ocasionaram uma sobrecarga no  sistema de geração, desencadeando o desligamento em cadeia para proteção total  do Sistema de Energia Elétrica. De acordo com a empresa, os estudos para o  isolamento das usinas de geração estão sendo feitos desde o último apagão que  atingiu Manaus, em novembro do ano passado.


  "Precisamos  fazer ajustes no sistema. Tivemos, durante aproximadamente três minutos, a  ocorrência de muitas descargas elétricas. Existe um corte seletivo de carga,  que é exatamente para proteger. Só que essas questões precisam cada vez mais de  ajustes dentro dela. O sistema precisa ser aperfeiçoado para que haja a  alimentação de forma efetiva", disse Madureira.


  Durante a  reunião, ficou acordado que a Eletrobras Amazonas Energia deverá apresentar uma  solução para o problema em curto prazo, garantindo segurança no fornecimento de  energia elétrica no Estado. Também está prevista a vinda a Manaus de técnicos da  Eletrobras Furnas, subsidiária da Centrais Elétricas Brasileiras S.A  (Eletrobras), vinculada ao Ministério das Minas e Energia, para estudar as  formas de isolamento do sistema.


  O  governador disse que também vai tratar da questão com a presidente Dilma  Rousseff. "São situações que nos deixam preocupados. Existe compromisso da  presidente Dilma com relação ao setor de energia, que é importantíssimo para a  nossa economia. O que nos garante qualidade e competitividade é uma energia  firme e com qualidade. Aqueles investidores que estão preocupados podem ficar  tranqüilos porque o esforço que estamos fazendo é muito grande e isso não vai  se repetir novamente", afirmou Omar Aziz.

FOTOS: ALEX PAZUELLO



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)