Careiro da Várzea iniciará a exportação de peixes ornamentais

Em Destaque
Por -
0

A atividade de piscicultura está alcançando novos horizontes no município do Careiro da Várzea (a 25 km de Manaus) com o apoio do Governo do Estado, por meio Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas (Idam). O órgão tem desenvolvido, por meio da sua Unidade Local (UnLoc) no Careiro da Várzea várias ações de capacitação do setor, entre elas cursos, palestras, debates e atividades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

A equipe da UnLoc de Careiro da Várzea também tem levou aos piscicultores do munícipio novas técnicas e conhecimentos sobre piscicultura, aquicultura e associativismos. Por conta desse trabalho, que segue a orientação do governador Omar Aziz, de levar conhecimento e técnica para desenvolver ainda mais o setor primário do interior do Estado.

O apoio oferecido pelo governo estadual começa a dar resultados em curto tempo. Neste ano, a Cooperativa dos Piscicultores e Aquicultores do Careiro da Várzea (Coopacarv) iniciará a exportação de peixes ornamentais tanto para demais estados brasileiros quanto para o exterior.

A cooperativa, que atualmente possui 36 associados, recebeu no dia 20 de janeiro, o Certificado de Regularidade do Sistema OCB/Sescoop-AM (Sindicato e Organização das Cooperativas do Estado do Amazonas/Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado do Amazonas), que confere à ela o reconhecimento em nível regional.

Segundo Marcos Silveira, presidente da Coopacarv,são capturados cerca de dez mil unidades de peixe ornamental por temporada, (de agosto a janeiro), número este suficiente para atender o mercado.

O processo de comercialização do peixe para Manaus é realizado por uma empresa particular, no entanto, segundo Silveira, já há interesse de empresas paraenses para a compra e comercialização dos peixes ornamentais. Além dos peixes ornamentais, também há a produção de tambaquis, matrinxã e pirarucu, destinados ao abastecimento do mercado local. Por ano, são comercializadas 10 toneladas de tambaqui, conforme dados da própria Associação.





Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)