Recorde na arrecadação de armas de brinquedos nas escolas do Amazonas

Em Destaque
Por -
0

O Governo do Amazonas encerrou nesta sexta-feira, 4, na Escola de Tempo Integral Garcitylzo do Lago Silva, na comunidade Parque Riachuelo, no bairro Tarumã, zona oeste, a 2ª Campanha do Desarmamento Infantil "Violência Nem Brincando", com uma arrecadação recorde de 15.353 unidades de revólveres, espadas, facas, estilingues (baladeiras) e pistolas de brinquedos, além de CDs com conteúdos de filmes e jogos de violência. Os objetos foram destruídas por um rolo compressor e incinerados.

Coordenada pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Cidadania (Seas), por meio do projeto Ame a Vida, a ação faz parte da campanha "Amazonas criando oportunidades" e contou com o apoio da presidente do Fundo de Promoção Social (FPS) e primeira-dama, Nejmi Aziz, e das secretarias de Educação (Seduc), Segurança Pública (SSP), Conselhos Tutelares, Juizado da Infância e da Juventude e da Polícia Militar.

A Campanha do Desarmamento Infantil iniciou em julho com palestras e oficinas nos bairros das zonas leste e sul, seguindo determinação do governador Omar Aziz de ampliar ações educativas contra  a violência e a criminalidade. No dia 4 de outubro, o Governo do Estado começou a troca de armas de brinquedos por revistas e materiais educativos em 113 escolas de Manaus, envolvendo mais de 46 mil alunos de 6 a 12 anos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental. No ano passado, foram arrecadadas 5,8 mil unidades de armas e CD´s com conteúdos violentos.

A diretora do Ame a Vida, Maricília Costa, disse que para o próximo ano a ação será ampliada para os principais municípios da Região Metropolitana de Manaus, como Rio Preto da Eva, Presidente Figueiredo, além de Iranduba, Manacapuru e Novo Airão, estes três últimos, beneficiados com a inauguração da ponte Rio Negro. "A ideia é envolver mais de 50 mil alunos e triplicar o número de armas de brinquedos arrecadados", disse.

A secretária executiva da Seduc, Ana Falcão, disse que a Campanha do Desarmamento Infantil contribui na formação dos alunos. "A partir de agora, esses alunos terão a capacidade de diferenciação. Mas tudo isso, graças a sensibilidade do governador Omar Aziz e da primeira-dama, Nejmi Aziz, que não medem esforços para criar oportunidades aos alunos da rede pública de ensino", observou, lembrando que ações contra a violência nas escolas serão intensificadas.

No encerramento da campanha, a aluna do  4º ano da Escola Estadual Ernani Nascimento, Ana Caroline Pinto, de 9 anos, recebeu o prêmio de primeiro lugar no concurso da Redação. Em segundo e terceiro lugares, respectivamente, ficaram as alunas do 5º ano da Escola de Tempo Integral Roxana Bonessi, Jaqueline Maia e Ana Laura Santos, da Escola Lanina Ferraro. "É uma satisfação muito grande ver o desempenho da minha filha. O Governo do Amazonas está de parabéns", disse Roberto Rodrigues, pai de Jaqueline.

FOTOS: ALFREDO FERNANDES


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)