Parceria para qualificar produção cinematográfica local

Em Destaque
Por -
0
Com o objetivo de ampliar a capacitação de pessoal para a realização de produções cinematográficas no Amazonas, o Governo do Estado firmou parceria com a Universidade Cândido Mendes, do Rio de Janeiro, para realização de cursos de especialização na área, a partir do próximo ano, e criou grupo para formatar um curso de Cinema a ser oferecido pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), conforme anunciado pelo governador Omar Aziz.


"A ideia do Governo do Amazonas é contribuir para a indústria cinematográfica com produções locais de alta qualidade", disse o secretário estadual de Cultura, Robério Braga, ao anunciar os novos cursos na noite de quinta-feira, 3 de novembro, durante a abertura do 8º Amazonas Film Festival, no Teatro Amazonas.
De acordo com Robério, a qualificação de mão de obra vai permitir atrair investimentos nacionais e internacionais na produção de filmes no Amazonas, fortalecendo o Estado como um polo de produção cinematográfica e ampliando a visibilidade que o Amazonas Film Festival tem conquistado nos últimos anos.

"Um exemplo da importância do festival no Amazonas está o lançamento do filme Xingu no nosso festival. Os produtores já tinham recebido convite para o lançamento nos festivais do Rio de Janeiro e São Paulo, mas foi o Amazonas quem teve a honra de lançá-lo mundialmente', ressaltou Robério ao se referir a exibição exclusiva, na abertura do festival de cinema amazonense,  do filme Xingu, dirigido por Cao Hamburguer e produzido por Fernando Meirelles, Andrea Barata Ribeiro e Bel Berlinck.

Para o cineasta Fernando Meirelles, a decisão de lançar o filme no Estado é resultado do próprio enredo do longa-metragem, que aborda questões como a nova legislação ambiental e os conflitos no entorno da usina hidrelétrica de Belo Monte, que está sendo construída no rio Xingu, no Pará. "As raízes do filme, bem como elenco, tem muito mais a ver com o contexto amazônico. Para mim é uma honra lançar meu filme aqui", disse Meirelles.

Festival - A 8ª edição do Festival apresenta oito longas-metragens e 25 curtas-metragens em mostras competitivas que reúnem produções do Amazonas, do Brasil e do exterior.

A mostra competitiva internacional de longa-metragem terá oito filmes inéditos no circuito comercial do país, dos quais o Brasil contribui com três títulos: "Eu Receberia as Piores Notícias dos Seus Lindos Lábios", de Beto Brant e Renato Ciasca; "O Carteiro", de Reginaldo Faria; e "Os Últimos Cangaceiros", de Wolney Oliveira. Urso de Ouro no festival de Berlim e representante do Irã na categoria filme estrangeiro do Oscar 2012, o longa "A Separation", de Asghar Farhadi, está entre os concorrentes. "El Estudiante", de Santiago Mitre, representa a Argentina. Da França, será exibido "Late Bloomers", de Julie Gavras. "La source Des Femmes", de Radu Mihaileanu, é uma coprodução da Bélgica, Itália, Marrocos e França. Reino Unido, Estados Unidos e Quênia trazem "The First Grader", de Justin Chadwick.

A mostra competitiva de curta-metragem Brasil contará com 16 títulos. Já a mostra competitiva de curta-metragem Amazonas apresentará uma seleção composta por nove filmes amazonenses. Um júri internacional será responsável por julgar os filmes participantes nas seguintes categorias: melhor filme, melhor diretor, melhor ator, melhor atriz, melhor roteiro e melhor fotografia. Os títulos concorrentes também contarão com o voto do público. Os vencedores receberão o troféu "Voo na Floresta". Mais informações no site http://www.amazonasfilmfestival.com.br/pt/index.jsp.

Graduação em cinema - Um Termo de Cooperação Técnica (TCC), assinado na última quinta-feira (3), entre o reitor da Universidade Estadual do Amazonas (UEA), José Aldemir de Oliveira, e secretário estadual de Cultura, Robério Braga, vai reunir representantes do setor acadêmico e cineastas da região para discutir a formatação de um curso de graduação em Cinema, com expectativa de ser oferecido pela UEA em 2013.

FOTOS: ROBERTO CARLOS


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)