Governo do Estado anuncia defeso para seis espécies de peixes

Em Destaque
Por -
0



A campanha "Pescador, Fique Legal", do Governo do Estado, lançada oficialmente nesta sexta-feira, dia 11 de novembro, determina a proibição de seis peixes amazônicos: pirapitinga, mapará, sardinha, pacu, aruanã e matrinxã. A medida é baseada na portaria nº 48 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que estabelece o defeso, o período de proibição da pescas dessas espécies, de vai de 15 de novembro a 15 de março.

Quem insistir na captura das espécies durante o defeso terá o peixe apreendido e receberá uma multa que varia de R$ 150 a R$ 30 mil reais, segundo o engenheiro de pesca e analista ambiental do Instituto de Proteção Ambiental do Estado do Amazonas (Ipaam), Gelson Batista.

Segundo ele, o defeso é importante para não desequilibrar o período de reprodução das espécies. "Esses peixes estão na época de reprodução. Se a caça deles não for proibida, o risco de faltar a espécie para o ano que vem é muito grande, ou seja, é preciso evitar o consumo para maior abundancia ano que vem".

Além do Ipaam, a mobilização conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Manaus, Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), Batalhão de Policiamento Ambiental e das representações dos feirantes e pescadores.

Ampliação para o interior – O lançamento da campanha "Pescador, Fique Legal", realizada na feira da Pan-Air, contou com a distribuição de cartazes e folders contendo informações necessárias para que a atividade seja exercida de forma legal pelos pescadores.

A partir deste sábado, dia 12 de novembro, a campanha será estendida para os demais municípios do Estado. "Até a próxima segunda-feira, todos os 62 municípios estarão cientes dos peixes que não podem ser capturados", assegurou o representante do MPA no Amazonas, José Raposo Diógenes.

O representante do MPA garantiu que a fiscalização dos órgãos competentes será reforçada. "Montamos um esquema de fiscalização onde todas as esferas estadual, municipal e federal fecham o cerco de entrada e saída de peixe em todo Estado", destacou.






Fotos: Alfredo Fernandes / AGECOM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)