Governo do Amazonas estimula acesso à cadeia produtiva do pescado

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Amazonas, através da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror),  está desenvolvendo o programa de acesso simplificado à cadeia produtiva do pescado. Os mecanismos de apoio aos pequenos, médios e grandes produtores rurais na criação, tratamento e beneficiamento do pescado podem ser conhecidos no estande da Cadeia Produtiva do Pescado montado na 38ª Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontece no Parque de Exposições Eurípedes Ferreira Lins, avenida Torquato Tapajós, s/nº, Santa Etelvina, zona norte.


O programa de acesso é dividido em três etapas e atende orientação do governador Omar Aziz de estimular a criação de novas oportunidade de emprego e renda no interior, conforme explicou o engenheiro e chefe de Pesca e Aquicultura da Sepror, Ivo Calado. Inicialmente, o produtor que participa do programa recebe, por meio do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável (Idam), apoio técnico para desenvolver a atividade de piscicultura – primeira etapa da cadeia produtiva.

"Na segunda etapa, esta com apoio da Secretaria de Pesca, vinculada à Sepror, o produtor recebe cursos de qualificação no manuseio e higiene do produto. Na ultima etapa, com ajuda da Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam), o beneficiamento do pescado pode ser potencializado a partir do financiamento de máquinas que possibilitem maior produção e armazenagem do peixe em grande escala", explicou Ivo.

De acordo com o engenheiro, o produtor que  procurar o estande da Cadeia do Pescado na 38ª Expoagro vai receber informações sobre o suporte necessário para alavancar a produção de peixe e se tornar um grande produtor, com a vantagem de adquirir, durante a feira, equipamentos desonerados de impostos e com prazo estendido de pagamento. "Comprando uma máquina de fazer gelo, um túnel de congelamento e uma câmara frigorífica o produtor tem capacidade de armazenar até duas toneladas de peixe por até seis meses", reforçou.

O engenheiro de pesca e dono de dois tanques de piscicultura em Manaus, Otávio Martins, 46, considerou ótima a oportunidade de ampliar seu negócio com as ofertas na Expoagro. Segundo ele, em três produções anuais do pescado, o lucro terá superado o investimento. "Atualmente o pescador não passa de pescador porque não tem estrutura para armazenar muito peixe, ou seja, ele pesca o suficiente para vender naquele mesmo dia e pronto", analisou Otávio.

Cursos - Como parte do estímulo à cadeia do pescado, com a atividade de beneficiamento, a Expoagro 2011 trouxe pela oitava vez o curso de extração de espinha de peixe, que é aberto para qualquer pessoa que tenha interesse em aprender a técnica. Ofertado gratuitamente, o curso iniciou nesta terça-feira, 29 de novembro, e pretende atender cerca de 200 pessoas até o encerramento da feira, no dia 4 de dezembro.
O curso tem duração de uma hora com aula prática e, no máximo, oito pessoas por turma. Uma hora de aula foi suficiente para o dono de um restaurante na zona leste de Manaus, Alciberto do Nascimento, 46, aprender a técnica. "Os peixes vendidos sem espinha custam até R$ 5 mais caro. Agora que aprendi a técnica a economia beneficia meu bolso e o bolso do cliente que não terá de pagar o acréscimo", disse o comerciante.

FOTOS: NONATO DUARTE


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)