Governador Omar Aziz recebe embaixador da Polônia na abertura oficial do consulado polonês em Manaus

Em Destaque
Por -
0

O governador do Amazonas, Omar Aziz, recebeu na manhã desta sexta-feira, 4 de novembro, no Centro Cultural Palácio Rio Negro, o embaixador polonês no Brasil, Jacek Junosza Kisielewski, ocasião em que foi realizada a abertura solene do consulado da Polônia em Manaus, com competência territorial para todo o Estado do Amazonas. Na mesma oportunidade, o empresário José Moura Teixeira Lopes foi apresentado ao governador como cônsul honorário da Polônia.

Para o governador Omar Aziz, além de servir de referência aos poloneses e descendentes no Estado e no Brasil, o consulado abre um canal importante de interlocução com o país europeu. "Para um Estado como o nosso que se propõe a ser um grande polo de turismo, quanto mais consulados tivermos melhor será o nosso intercâmbio turístico", destacou o governador, que também se disse feliz pela escolha de José Moura Teixeira Lopes.

Empresário da construção civil, José Moura destacou que sua meta como cônsul da Polônia não se restringe às funções diplomáticas, mas, sobretudo, na busca de parcerias e oportunidades de intercâmbio comercial com aquele país. "A Polônia é um grande polo de televisor de LCD, tem muita experiência agrícola e um cabedal muito grande na área cultural. Nós vamos trazer projetos para o Amazonas. Empresário pensa em projetos", destacou. Segundo ele, o consulado entrou em atividade nesta sexta-feira, na rua João Valério, nº 256, edifício Prêmio Center, sala 20.

Membro da União Europeia, a Polônia vem se destacando como uma das economias mais sólidas da Europa, frente às últimas crises. Desde julho, o país assumiu a presidência semestral do conselho da união europeia, através do primeiro ministro Donald Tusk, no momento em que o bloco Europeu enfrenta a crise da Grécia.  "É um ano e um semestre especial em que tomamos a responsabilidade sobre o desenvolvimento dos programas políticos da União Europeia", disse o embaixador Jacek Junosza Kisielewski.

Ele ressalta que a Polônia passou a parte mais difícil da crise econômica global sem parar seu processo de desenvolvimento econômico. "Em 2009, crescemos 1,7%, sendo o único país na Europa com esse patamar. Ano passado aumentamos para 3.8%, o que mostra boa condição econômica. Eu espero com a ajuda do nosso cônsul podermos escolher várias novas oportunidade para a cooperação com o Amazonas", disse o embaixador, que também veio a Manaus para inaugurar a mostra de filmes do cineasta polonês Andrzej Wajda, no Amazonas Film Festival, além de proferir palestras sobre a União Europeia.

FOTOS: ALEX PAZUELLO


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)