UEA afina Música com a Educação

Em Destaque
Por -
0


Orquestra Sinfônica da universidade emociona convidados em seu primeiro concerto



Músicos profissionais de vários países e estudantes da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) mostraram os primeiros acordes da Orquestra Sinfônica criada esta semana como um instrumento a mais para a formação acadêmica dos estudantes do Curso de Música que, assim como a UEA, está comemorando 10 anos de vida. A apresentação da Orquestra Sinfônica da UEA contou com a presença da primeira-dama do Amazonas, Nejmi Aziz, que representou o governador Omar Aziz no evento.



No repertório, trechos da 5ª Sinfonia de Beethoven e da ópera "Carmem", de Bizet, duas das mais populares músicas clássicas de todos os tempos, que arrancaram aplausos demorados da plateia onde estudantes, professores e convidados da universidade se revelaram surpresos com "a qualidade técnica e o entrosamento do grupo", comentou Otávio Rios, responsável pela Editora da UEA. "Sempre acreditei no potencial dos nossos estudantes, mas eles foram além. Me surpreenderam", afirmou.



São 51 músicos entre professores e alunos sob a regência rigorosa do maestro Zacarias Fernandes para quem "a rotina de exercícios diários, a exigência de disciplina e o contato permanente com regras de postura profissional serão decisivos na formação pedagógica dos estudantes" analisa o maestro. "A Orquestra significa para nossos alunos a integração de técnica, postura e exercício e isso fará a diferença na formação desses meninos", completou Zacarias.



Novidade para o público de Manaus, a Orquestra Sinfônica é uma reivindicação antiga de professores e estudantes da Escola Superior de Artes e Turismo que, por meio de uma determinação do governador Omar Aziz, agora foi concretizada. A UEA já formou 56 músicos "preparados para o mercado de trabalho no Brasil e no Exterior", avalia o professor José Aldemir de Oliveira, reitor da universidade para quem "a orquestra cria a oportunidade dos alunos conhecerem, de fato, a rotina de um músico profissional, muito diferente da imagem glamorosa que se divulga", alerta o professor.



Representando o governador Omar Aziz, a primeira-dama Nejmi Aziz se emocionou com a apresentação e parabenizou pessoalmente cada aluno da Orquestra Sinfônica. "O governador Omar e eu apoiamos a cultura e a educação porque é neste caminho que vamos conseguir gerar novas oportunidades para os talentos do Estado. A Orquestra está de parabéns pelo desempenho e dedicação, tenho certeza que todos ganham com esta iniciativa", destacou Nejmi Aziz.



Para Margarita Chtereva, maestrina e professora de violino da UEA, a criação da Orquestra representa a realização de um sonho. "É gratificante ver a emoção e o entusiasmo dos alunos. A sinfônica vai proporcionar um futuro brilhante para a vida profissional deles, porque é um momento de preparo onde eles estão aprendendo muito, em termos de repertório e até comportamento artístico", comemora a professora vinda da Bulgária há 14 anos, 10 dos quais "vividos dentro da UEA" como ela mesma diz.



Os 38 alunos que integram a Orquestra Sinfônica foram selecionados entre mais de 100 candidatos em audição na Escola Superior de Artes e Turismo e estão cumprindo uma verdadeira maratona de ensaios que na opinião do maestro Zacarias, são fundamentais para que os estudantes conheçam a rotina de músicos profissionais.



"Nossos alunos precisam saber da importância da disciplina e da prática permanente de exercícios numa rotina que deve acompanhá-los em toda sua trajetória profissional", pondera o maestro que é professor de regência e maestro do Coral da Universidade desde 2001.



Segundo o reitor, a Orquestra chega à universidade como mais um instrumento de valorização do curso de Música criado há 10 anos. "Com a sinfônica temos uma preocupação pedagógica. A gente não pensa que o aluno de música vem aqui para aprender música. Ele já traz um conhecimento musical e precisa de aprimoramento e condições para desenvolver a técnica e aí, sim, sair qualificado para o mercado de trabalho que neste caso em especial é muito exigente", explica o professor, afirmando que o aluno "graduado no curso de Música da UEA está apto afazer, por exemplo, um concurso ou exercer sua profissão em qualquer lugar".



Fotos: Herick Pereira / AGECOM



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)