Arquibancada da Arena da Amazônia já tem capacidade para 2.300 torcedores

Em Destaque
Por -
0

A obra da Arena da Amazônia, estádio que vai sediar os jogos da Copa do Mundo de 2014 em Manaus, avança na montagem da arquibancada inferior do lado leste, iniciada na segunda quinzena no mês de agosto.



Montadas com a ajuda de um guindaste de alta capacidade e 60m de altura, as 152 peças de degrau lançadas já possuem capacidade suficiente para comportar um total de 2.300 torcedores, acomodados conforme os padrões exigidos pela Fifa. Um total de 578 peças já está pronto no estoque para lançamento.



A construtora Andrade Gutierrez, responsável pela execução dos trabalhos, também já iniciou a execução das instalações hidráulicas e sanitárias, assim como lajes de piso, pilares e paredes do túnel técnico do lado leste, situado um nível abaixo do pódio (praça elevada por onde será o acesso dos torcedores a pouco mais de 11m acima do nível da avenida Constantino Nery) e destinado à operação dos diversos sistemas e instalações que irão equipar o novo estádio.



No lado oeste da Arena (mais próximo do Sambódromo), continua a execução das estacas e blocos de fundação, com avanços de 94% (2.436 estacas de um total de 2.597) e 50% (440 de um total de 874), respectivamente. A expectativa é que esses serviços sejam concluídos no primeiro semestre do ano que vem.



Empregos – Atualmente, a obra da Arena conta com 920 funcionários e mantém um ritmo de contratações de 100 novos trabalhadores por mês, até o pico da obra, previsto para janeiro de 2012. As funções de armador, carpinteiro e pedreiro continuam sendo as mais demandadas, em função da execução das estruturas de concreto.



Fabricação de pré-moldados – Dando continuidade à fase de execução das estruturas de concreto da Arena da Amazônia, que se estenderá até janeiro de 2013, a construtora Andrade Gutierrez dará início, ainda neste mês, à fabricação das lajes pré-moldadas que vão fechar o túnel técnico do lado leste do estádio, assim como das vigas inclinadas que suportarão a arquibancada do lado oeste.



Projeto – A Arena da Amazônia terá capacidade para 44 mil pessoas. Com projeto inspirado na floresta amazônica, o estádio terá cobertura em estrutura metálica com design arrojado e semelhante à de um cesto de palha.



A obra é financiada com 75% dos recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e 25% de contrapartida do Governo do Amazonas. Os trabalhos começaram em julho de 2010 e estão previstos para ser concluídos em junho de 2013.








Fotos: Roberto Carlos / AGECOM


Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)