Arena da Amazônia cumpre metas para conquistar o título de ‘Arena Verde’

Em Destaque
Por -
0


        A Arena da Amazônia cumpre um passo importante para a conquista do título de "Arena Verde", a ser concedido pelo Green Building Council, responsável pela certificação LEED (sigla em inglês para Liderança em Energia e Design Ambiental), destinada a construções sustentáveis. Desde o início, a obra vem cumprindo com o objetivo de reaproveitar 95% dos materiais oriundos da desmontagem e demolição do estádio Vivaldo Lima. A meta alcançada até o momento é maior do que a estipulada pelo Green Building Council, que é de 75%.

        Em seu projeto, a Arena visa minimizar os impactos ao meio ambiente e potencializar aproveitamento dos recursos naturais. Para isso, o Governo do Amazonas assumiu o compromisso de obter a certificação LEED para a obra no caderno de encargos da Copa de 2014.

        Os materiais retirados do antigo estádio foram reutilizados em outras praças esportivas, deixando de sobrecarregar os aterros de Manaus. Tais ações contribuirão com o programa Green Goal da Fifa, que visa a realização de jogos limpos e amigáveis ao meio ambiente.

        O projeto da Arena é inspirado na floresta amazônica e terá cobertura em estrutura metálica com design arrojado e semelhante à de um cesto de palha. Os trabalhos começaram em julho de 2010 e deverão ser concluídos em junho de 2013.

         Certificações ISO e OHSAS – A Arena da Amazônia é o primeiro estádio das 12 cidades-sede da Copa do Mundo de 2014 a obter a certificação nas normas ISO 9001, que atesta a qualidade no atendimento de normas técnicas; ISO 14001, com referência a normas de meio ambiente; e OHSAS 18001, que trata do sistema de gestão da qualidade com foco nas áreas de saúde e segurança ocupacional.

        A certificação foi concedida pelo Bureau Veritas Quality International (BVQI), órgão internacional líder mundial em certificações, credenciado pelo Inmetro. O BVQI concluiu a segunda etapa da auditoria das obras da Arena da Amazônia no dia 10 de agosto. Com a certificação na norma ISO 14001 a Arena da Amazônia cumpre um passo importante para a conquista do título de "Arena Verde".


FOTOS: CHICO BATATA

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)