No Dia do Índio, Governo do Amazonas premia melhores atletas indígenas em Manaus

Em Destaque
Por -
1


O Abril Cultural Indígena, evento do Governo do Amazonas em comemoração ao Dia do Índio, realiza nesta terça-feira, 19, na Arena Amadeu Teixeira, a cerimônia de premiação dos vencedores das atividades esportivas que reuniram cerca de 240 atletas indígenas. Coordenado pela Secretaria de Estado dos Povos Indígenas (Seind), a agenda do evento segue até o dia 3 de maio na capital e no interior.
         Iniciada na manhã de ontem, dia 18, a programação esportiva do Abril Cultural contou com a presença de indígenas de comunidades das zonas rural e urbana de Manaus, e de representantes da Seind e da Secretaria de Estado do Esporte (Sejel). A solenidade foi aberta pela entoação do Hino Nacional Brasileiro traduzido ao idioma nativo da cantora Djuena Tikuna.
         Em breve pronunciamento, o secretário adjunto da Seind, José Mário Mura, destacou a importância do evento, inédito, como ferramenta de valorização da identidade indígena. "O Amazonas abriga cerca de 80 etnias e este é um momento única de nos conhecermos mais e, sobretudo, mostrar à sociedade que a cultura indígena ainda sobrevive", ressaltou Mura.
Entre as modalidades em disputa no primeiro dia, houve as tradicionais olímpicas, como atletismo, natação e futsal; além das praticadas pelos indígenas, a exemplo do arco e flecha, corrida com saco, cabo de força e mergulho. Nesse último, informou o secretário adjunto da Seind, o primeiro lugar foi assegurado ao competidor que passou maior tempo com a respiração presa embaixo d'água.
Pertencente à etnia Sateré Mawé, dona Maria do Carmo Rarê, de 55 anos, participou dos jogos com arco e flecha próprios que, segundo ela, são lazer favorito desde pequena. "Tenho muito orgulho de estar aqui representando o povo, a minha tribo", afirmou, ao antecipar sua participação nos Jogos Estaduais Indígenas, anunciado pela Sejel para o segundo semestre deste ano.
 
Mês do índio

         Com extensa programação em curso, até o dia 3 de maio, na capital e em municípios das regiões do Médio Purus, Alto Solimões, Madeira e Baixo Amazonas, o Abril Cultural Indígena é um evento promovido pelo Governo do Amazonas e demais órgãos parceiros das esferas municipal e estadual.
          Além de competições esportivas, o evento conta com apresentações gratuitas de dança, canto, palestras, oficinas, seminários, exposição de artesanato e culinária tradicional. O início das atividades do Abril Cultural foi marcada pela instalação do comitê gestor do termo de cooperação técnica firmado entre o Estado e a Fundação Nacional do Índio (Funai).
         O grupo, que tem a primeira reunião programada para a primeira quinzena de maio, irá criar um plano de trabalho e traçar ações conjuntas ao desenvolvimento econômico das comunidades indígenas do Estado. Nos próximos meses deverá ser definida a data de implantação do termo, bem como as comunidades a serem beneficiadas e os valores a serem investidos.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. a manhã é dia do indio, quero em nome de minhas duas amigas indigena elisangela marins e raquero, parabeniza-los todos os indigena de nossa região, principalmente o seus familhare pela luta tão ardua para conquistar os seus direito, e não deixar que suas tradiçães seja violado pelo o avalço da tecnologia, que não atrapalha, mas que pode deixar para trais a tradição de um povo que foram os primeiros habitante de nosso pais(brasil),essa cultura terar que ser cultivada e respeitada não so por seu povo mas por tos nos brasileiro. parabem a todos os indigenas.

    os indios de nossa terra eram selvagem e valent, comia casas e peixe frutas raizes e semente,no feiticeiro da tribo tinham tabem muita fé, era o mas velho de todo o curandeiro pajé,usavam arcos e flechas nas guerras e nas caçadas, sendo o tácap e a lança arma, a tabem muita usada a casa chavam oca aldeia chamavam tabua, o grande chefe da tribo cassique ou morubichaba.

    icm, esse é um povo que alagre vai

    ResponderExcluir
Postar um comentário