Governador Omar Aziz anuncia que vai construir Memorial Encontro das Águas, de Oscar Niemeyer

Em Destaque
Por -
2
 
Local servirá para funcionamento do Fan Park durante a Copa de 2014

         O Governador Omar Aziz afirmou nesta quinta-feira, dia 17 de março, que vai executar o projeto feito pelo arquiteto Oscar Niemeyer, denominado Memorial Encontro das Águas. O local, projetado para uma área às margens do rio Negro, em frente ao encontro das Águas, na zona Leste,  será utilizado para a instalação do Fan Park, um dos itens do caderno de encargos assumido pelo Governo do Estado com a Fifa para a realização da Copa do Mundo de Futebol de 2014 em Manaus.

         "O prefeito Amazonino Mendes está nos cedendo a área e eu também estou solicitando o projeto do Niemeyer feito lá atrás pelo ex-prefeito Serafim Corrêa", disse Omar. Segundo ele, usar o projeto de Niemeyer para o Fan Park será bastante conveniente, uma vez que o Governo do Estado não precisará pagar por um novo. "Tendo um projeto feito pelo renomado Niemeyer na gaveta eu não vou contratar um projeto só para ter a cara do Omar. Não tem que ter a cara do Omar tem que ter a cara do Amazonas".

         O projeto do Memorial Encontro das Águas custou cerca de R$ 600 mil e foi concebido em 2005, na gestão do ex-prefeito Serafim Corrêa, mas não chegou a sair do papel. Consiste em um conjunto arquitetônico no topo de uma encosta denominado Mirante da Embratel, considerada a melhor vista da cidade para o encontro das águas dos rios Negro e Solimões. A parte superior do mirante é composta por um grande pavilhão em forma de oca destinado à exposição de espécies aquáticas da região amazônica, denominado "Memorial das Águas", e no pavimento subsolo está projetado um mirante-restaurante, incrustado na rocha a uma altura de 40 metros, com vista panorâmica para o encontro das águas.

         Fan Parks são espaços oficiais da Fifa nas cidades sedes, onde os torcedores que não conseguem comprar ingressos para o estádio podem acompanhar os jogos e fazer a festa das torcidas. O nome deriva da expressão fanático (no caso por futebol). 

         De acordo com o coordenador da Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP Copa), Miguel Capobiango Neto, a ideia é construir o projeto de Niemeyer e, durante a Copa, adequá-lo com estrutura provisória para o Fan Park, com palco, telões e infraestrutura para que o torcedor possa acompanhar os jogos da Copa em clima de festa, com shows musicais e outras atividades de lazer. Ele disse que aguarda receber o projeto da Prefeitura para encaminhá-lo à Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), responsável pelas obras da Copa.

         "Encerrados os jogos, o espaço permanecerá como um parque público, um espaço de contemplação, com mirante, restaurante e toda uma estrutura disponibilizada para turistas e a população da cidade que desejarem contemplar o encontro das águas do alto da vista panorâmica mais privilegiada da cidade", destacou Capobiango.


Postar um comentário

2Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Emanoel Filho18/03/2011, 12:07

    Maravilha, mais uma bola dentro do governador Omar Aziz. O atual prefeito de Manaus, que na verdade é um grosseirão, havia engavetado e mais do que isso avacalhou o projeto por ter sido encomendado pelo prefeito anterior. Agora sim, a justiça é feita ao maior gênio da arquitetura aqui no Amazonas. O governador mostra com esta decisão que é um estadista, governa sem rancores. Parabéns ao governador.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns ao povo amazonense! Parabéns Governador Omar!
    Sua decisão é digna,jamais um projeto dessa magnitude,poderia ser jogado no lixo.
    O senhor será eternamente lembrado.
    Niemeyer é um arquiteto Mundialmente reconhecido,teremos uma Obra de Arte em nosso amado Estado.
    Me Orgulho de ter colaborado com a sua Vitória!
    PARABÉNS GOVERNADOR OMAR AZIZ!
    COARI ATRAVÉS DO LÍDER POLÍTICO ADAIL PINHEIRO TE PARABENIZA E TE AGUARDA BREVEMENTE.

    ResponderExcluir
Postar um comentário