ABERTURA DO JOGOS ESTUDANTIS NO AMAZONAS

Em Destaque
Por -
0
O vice-governador do Estado, José Melo, ao lado dos secretários estaduais de Educação e Esportes, Gedeão Amorim e Júlio César Soares, respectivamente, lançou oficialmente, nesta sexta-feira (25), o 34º Jogos Escolares do Estado do Amazonas (Jeas) 2011. As competições devem envolver a participação de 320 mil alunos de escolas públicas estaduais, municipais, federais e particulares.

A cerimônia foi realizada no Auditório da Fundação Vila Olímpica e contou com a presença de parlamentares, coordenadores e diretores escolares.

Segundo Júlio César Soares, secretário de Esportes, as competições começam com uma seletiva nas escolas do interior do Estado. Logo depois vem as etapas estadual e nacional. “As etapas regionais começam em abril e vão até o mês de junho, após isso vem a etapa estadual, onde devem participar 17 mil jovens em Manaus”, informou.

Este ano serão 25 modalidades esportivas, entre elas atletismo, basquetebol, canoagem, ciclismo, corrida de orientação, futebol, futsal, ginástica rítmica e artística, handebol, jiu-jítsu, judô, karatê, luta olímpica, natação, pólo aquático, queimada, remo, taekwondo, tênis de mesa, voleibol, vôlei de areia e xadrez. A novidade é a inclusão da capoeira e do triatlo, que é o conjunto de três provas de atletismo: natação, ciclismo e corrida.

O vice-governador, José Melo, afirmou que o investimento feito no esporte dentro das escolas representa a aplicação de políticas públicas voltas à formação integral do aluno. “O Estado do Amazonas tem um sistema educacional de políticas públicas voltadas para a formação integral do aluno, que compreende a escola com oportunidade de praticar esporte, e ter atividades de lazer e cultura”, destacou.

Para o secretário estadual de Educação, Gedeão Amorim, os jogos representam oportunidade para a juventude e a descoberta de novos talentos. “Não dá para ter uma escola onde não aconteça uma movimentação de alunos e professores em prol do esporte. Uma escola sem desporto não mexe com a expectativa dos jovens”, disse.

Seletivas - A coordenação informou que as seletivas das escolas estaduais e municipais de Manaus ficam sob responsabilidade da Seduc e da Secretaria Municipal de Educação (Semed), respectivamente, e podem ser realizadas entre os meses de março a junho. As seletivas das escolas federais, particulares e escolas estaduais do interior são de responsabilidade da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sejel).

As competições revelam a cada ano novos talentos nas faixas etárias de 12 a 17 anos. Os campeões nas modalidades coletivas e individuais representam o Estado do Amazonas nas Olimpíadas Escolares no mês de outubro em João Pessoa-PB com os atletas de 12 a 14 anos e, no mês de dezembro, na cidade de Joinville - SC, com os atletas de 15 a 17 anos.

Ao todo serão formados 10 polos que deverão sediar os jogos e receber os atletas divididos em regiões. (Ver tabela abaixo).



Polos participantes do JEA’s:



Polo 1 – Caapiranga, Careiro Castanho, Careiro da Várzea, Iranduba, Manacapuru (Sede), Manaquiri, Novo Airão.

Polo 2 - Itacoatiara, Itapiranga, Presidente Figueiredo, Rio Preto da Eva, São Sebastião do Uatumã, Silves (Sede), Urucará e Urucurituba.

Polo 3 - Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Maués (Sede), Nhamundá e Parintins.

Polo 4 - Alvarães, Fonte Boa, Japurá, Juruá, Jutaí, Maraã, Tefé (Sede) e Uarini.

Polo 5 - Amaturá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Santo Antonio do Iça, São Paulo de Olivença, Tabatinga e Tonantins. (Sede a definir)

Polo 6 - Autazes, Borba (Sede), Manicoré, Nova Olinda do Norte e Novo Aripuanã.

Polo 7 - Apuí, Boca do Acre, Canutama, Humaitá, Lábrea, Pauini e Tapauá. (Sede a definir)

Polo 8 - Carauari, Eirunepé, Envira, Guajará, Ipixuna e Itamarati. (Sede a definir).

Polo 9 - Anamã, Anori, Beruri, Coari (Sede), Codajás.

Polo 10 - Barcelos, Santa Isabel do Rio Negro e São Gabriel da Cachoeira (Sede)







DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)