Omar Aziz assume mandato conquistado nas urnas, prometendo fazer um governo de oportunidades para todos

Em Destaque
Por -
0
Omar Aziz assume mandato conquistado nas urnas, prometendo fazer um governo de oportunidades para todos

O governador Omar Aziz (PMN) e o seu vice, José Melo (PMDB) foram empossados neste sábado, 1º de janeiro, para um mandato de quatro anos, pelo presidente da Assembléia Legislativa do Estado (ALE/AM), deputado Belarmino Lins (PMDB), em solenidade realizada no Teatro Amazonas. Após a realização do juramento de manter, defender e cumprir a Constituição Federal e as leis do país, Aziz e Melo assinaram o termo de posse, que foi lido pelo secretário-geral da ALE, deputado Vicente Lopes.

No discurso de posse, Omar Aziz falou da emoção difícil de conter e disse que pretende construir um governo de oportunidades para o povo. "Tem pessoas que passam a vida toda esperando uma oportunidade e eu acho que, abaixo de Deus, quem pode proporcionar oportunidade às pessoas é o governador do Estado. É isso que vou fazer pelo meu povo".
Falando com o respaldo dos 943.510 votos obtidos no pleito de 3 de outubro passado - 63,86% dos votos válidos - Omar assumiu o compromisso de consolidar a Universidade do Estado do Amazonas (UEA), segundo ele "o maior patrimônio do povo amazonense" e priorizar ações na área da Segurança Público – ele tem dito que vai puxar para si a responsabilidade nessa área – e trabalhar no seu segundo mandato pelo fortalecimento da economia amazonense, tomando por base o conceito da promoção do desenvolvimento sustentável, com atenção especial às pessoas.

Nesse sentido, destacou que vai fazer um trabalho forte na prevenção e combate às drogas. Ele aproveitou o momento e convocou todos os prefeitos a somarem esforços com o governo estadual na promoção de políticas públicas destinadas a dar oportunidades aos jovens e tirá-los do descaminho. Anunciou, ainda, a implantação de um grande projeto na área da saúde, voltado para a reabilitação de dependentes químicos, e revelou que vai criar um Centro de Reabilitação na capital e apoiar o projeto 'Fazenda Esperança', da igreja católica, com a construção de uma unidade no Alto Solimões

Social

Omar disse, ainda, que vai trabalhar com uma nova visão para o social, focada na promoção do desenvolvimento humano e da sustentabilidade para elevar o nível da qualidade de vida das pessoas, particularmente das mulheres e homens mais idosos e das pessoas com deficiência.

Um dos passos nesse sentido já foi dado, com a criação da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência para dinamizar a promoção e a execução de políticas públicas destinadas a viabilizar a melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e suas famílias. Outro diz respeito à criação do Fundo de Promoção Social (FPS) e a Secretaria Executiva do Fundo de Promoção Social, que substituirá a estrutura administrativa e operacional da Secretaria Executiva do Conselho de Desenvolvimento Humano (CDH).

O governador também deu destaque no discurso à Segurança Pública e à realização dos investimentos necessários a preparar Manaus para a Copa do Mundo de Futebol de 2014, que terá a capital do Amazonas como uma das suas sub-sedes.

Família

A família do governador teve um espaço especial em seu discurso. Ao agradecer aos que estiveram ao seu lado na conquista pelo governo, Omar Aziz lembrou da mãe, Dona Delfina e do pai, Muhamad (falecido), dizendo que teve sorte em tê-los como pais. Citou os filhos, Omarzinho e Johara e os enteados Enzo e Enjen. Também destacou a força e a coragem de lutar da primeira dama Nejmi Aziz, e disse que, apesar de não ter cargo público no governo, Nejmi sempre assumirá cargo no seu coração e vai trabalhar junto com ele na realização dos projetos sociais que vão ajudar ao povo do Amazonas. Foi ela quem entregou a faixa de governador ao marido.

Para uma platéia atenta, formada por autoridades civis e militares, além de convidados especiais, Omar fez um breve balanço da sua gestão, agradeceu o apoio do ex-governador e atual prefeito Amazonino Mendes, do ex-governador e senador Eduardo Braga, a dona Lina, que o acompanha em todas as eleições e deixou claro que vai priorizar o cumprimento das promessas de campanha como, por exemplo, a consolidação de programas na área social, que foram implantados para ajudar o governo  a cuidar melhor das pessoas mais necessitadas, como o projeto Jovem Cidadão.
Com o prefeito Amazonino Mendes, disse que pretende fortalecer as parcerias e poder fazer mais por Manaus; Com a Câmara Municipal, quer uma relação democrática e com os Deputados Estaduais, espera apoio para avançar nos projetos de governo. Com o vice-governador José Melo, disse que pretende fazer o melhor para alcançar os rincões do interior  do Estado, com os programas de governo e levar esperança para milhares de amazonenses.

"Nós avançamos muito nos últimos anos e eu acho que é possível fazer muito mais pelo povo. Cabe a mim cumprir a tarefa a qual me comprometi", disse o governador, ao afirmar que pretende honrar com todos os compromissos assumidos em campanha. "Eu quero sair, daqui a quatro anos, como estou entrando, olhando para as pessoas de cabeça erguida", completou o governador.


 FOTOS: ALFREDO FERNANDES

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)