O universo acadêmico de uma coariense.

Em Destaque
Por -
22
Manaus março de 2008, como de costume todos os dias ás cinco da tarde saio de casa em direção a uma faculdade particular com uma única finalidade, trabalhar honestamente vendendo bombons de chocolate para os estudantes de Jornalismo do Centro Universitário Nilton Lins.

Aquele dia não era um dia qualquer algo estava diferente, o motivo? A formatura de mais uma turma de jornalismo no salão nobre da faculdade. Atraída pela curiosidade andei em direção aquele salão, fiquei do alto, em um dos camarotes escuros e sóbrios, observando o acontecimento. Todos os formandos felizes jogando os capelos (chapéus) pra cima e fazendo a clássica foto de formandos.

Naquele momento passou um filme em minha cabeça, e a lagrima caiu, olhei pra mim, e vi uma mulher com um pote nas mãos de truffas, e um sonho no coração.

Naquele momento renasceu o meu sonho e um desejo imenso surgiu para lutar com o objetivo de entrar na faculdade e cursar a tão sonhada graduação com a qual me apaixonei aos 18 anos de idade quando ainda publicava o extinto informativo “O Forninho” nos anos de 2002 e 2003 na Escola Nossa Senhora do Perpetuo Socorro em minha terra natal Coari.

Um ano se passou, e com pequenas economias mensais e um natal sem roupa nova e muito menos ceia  natalina, consegui juntar o dinheiro, fiz o vestibular e me matriculei no Centro Universitário do Norte (Uninorte) não optei pela Nilton Lins porque todos me aconselhavam o Uninorte, faculdade esta reconhecida pelo MEC com conceito 4 (máximo é 5), depois da Ufam é a melhor faculdade de Manaus.

Mochila, caderno, dicionário, caneta, um pote de bombons de chocolate nas mãos e muita determinação, este é meu dia-a-dia no curso de Comunicação Social no Centro Universitário do Norte em Manaus.

Entre um tempo de aula e outro lá está uma pequena coariense vendendo bombons pelos corredores para mais de mil alunos de comunicação que ali estudam, buscando em troca sabedoria e um futuro diploma de jornalista.


Sempre falei e repito que jornalismo é curso de pessoas com poder aquisitivo melhor, dou, por exemplo, minha turma, filhos de proprietários de rádio, militares e com cargo elevado no poder público, sem contar apresentadores de programas sensacionalistas, repórteres da Rede Amazônica, Amazon Sat, são muitos os repórteres que estão na cadeira de faculdade, mas já exercem a profissão em Manaus.

Profissão esta que é a segunda mais antiga do mundo e que possui como principal papel o dever de pautar, apurar, editar e noticiar. A busca incansável pela veracidade dos fatos, o inédito, a objetividade, como também o dever de manter a liberdade de imprensa. Este é o papel do bom jornalista seja ele velho, seja ele escriba, jornalistas são prestadores de serviços e nunca celebridades.

Entre as aulas de fotojornalismo e jornal impresso, sinto um respeito e gratidão sem tamanho a Deus, pois sei que minha energia vem dele. Valorizo cada centavo de minha mensalidade; não falto aula. Valorizo cada cópia tirada na reprografia e passagens de ônibus, vejo minhas páginas de caderno e livros como um pedaço de ouro.

Acredito que Manaus é sim a terra das oportunidades, onde os coarienses podem se refugiar em busca de um bom emprego, e conseqüentemente conseguir a tão sonhada graduação, a receita é muito fácil: planejamento, foco, humildade e ter em mente que (se podemos sonhar, com fé em Deus) também podemos tornar nossos sonhos em realidade, acredite.





Islania Lima é Colunista de "Coari em Destaque", estudante de Comunicação Social - Jornalismo Uninorte / Colaboradora de www.idbentes.com.br / Repórter do Blog de Comunicação Uninorte Dialog e futura Coariense Jornalista com diploma.

Postar um comentário

22Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. QUANDO VEJO EXEMPLOS COMO O DESSA JOVEM, FICO FELIZ EM VER ALGUEM QUE VEIO DE UMA CLASSE POBRE E ACREDITOU NO SEU SONHO E CHEGOU A CURSAR UM CURSO SUPERIOR EM UMA FACULDADE , EXEMPLOS COMO ESSE DEVE SER SEGUIDO POR MUITOS JOVENS QUE TEM SONHOS E ACHAM QUE SAO SONHOS IMPOSSIVEIS, MAS, QUE ESSA JOVEM MOSTROU QUE SONHOS PODEM SE TORNAR REALIDADE QUANDO SE ACREDITA. TA DE PARABENS ESSA JOVEM , E SAIBA QUE O SEU EXEMPLO IRÁ FAZER COM QUE MUITOS JOVENS QUE PARARAM DE SONHAR , VOLTEM A ACREDITAR QUE TUDO É CAPAZ PRA QUEM ACREDITA E BUSCA.

    UM ABRAÇO A TODOS.

    ResponderExcluir
  2. tenho edições do forninho arquivados até hoje!!!

    parabens!

    ResponderExcluir
  3. Obrigada "Coariense Feliz" é ter fé e pagar os estudos com honestidade acima de tudo! Grande abraço!

    E anônimo 2 obrigada pelo carinho um dia quero ver suas edições! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. DE BEÚ PARA ISLÃNIA19/01/2011, 15:06

    oi islânia parabens querida, vc merece tudo e mais um pouco nao só pelo seu esforço e sim por tudo aquilo que vc é e o que vc representa para os coarienses boa sorte sucesso (LHE DESEJO TUDO E NADA)TUDO AQUILO QUE POSSA REALIZAR SEUS SONHOS E LHE FAZER FELIZ, E QUE NADA DE MAL LHE ACONTEÇA (UM ABRAÇO BEM FORTE DO AMIGO BEÚ)

    ResponderExcluir
  5. eleitor arrependido19/01/2011, 15:15

    olha que essa coariense é determinada mesmo ela vende trufas pra pagar a faculdade dela sem ajudar de ninguem, nao sei se voces sabem o pai dela que se chama ( Izaque ) que mora em coari é muito bem de vida é sub secretario da zona rural da administraçao atual, e o pai dela depois de ser tao bem de vida nao da a minima pra ela, isso é uma prova que nesse governo atual so tem gente ganancioso, torço pra vc se formar islania tenha fé em Deus. ass: uma pessoa que te admira muito.

    ResponderExcluir
  6. Beú meu querido, que bom ver que você é leitor assíduo de "Coari Em Destaque" sim, estou na luta, e vamos que vamos! Grande abraço.

    E "coariense arrependido" sim, meu pai é secretário adjunto do atual prefeito de Coari, mas é assim, não temos contato, é cada um no seu quadrado. Abraços e obrigada pelas palavras =)

    ResponderExcluir
  7. Assoma-me lágrimas!!!!!! Parabéns!!!!!

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Islania, sei que vc é uma jovem maravilhosa e determinada, continue acreditando em seus sonhos e siga em frente com humildade.
    Estarei sempre torcendo por vc.

    ResponderExcluir
  9. BEÚ PARA ISLÂNIA19/01/2011, 23:18

    é mana relmente sou leitor atuante desse blog, mais ja fazia um bom tempo que nao via uma matéria que me enchece de alecria e de orgulho como essa sua matéria,INFELISMENTE SÓ tenho visto notícias tristes e isso NÔS DEIXA MUITO PRA BAIXO,mais felismente vc existe para nôs dar esse momento de alegria. PARABENS ISLANIA tenho orgulho de ser seu amigo boa sorte e pisa fundo amiga lembrança para. fanca,ismaik,cleiciane,ismael,maria jusé,rosimeire e paulete ok..

    ResponderExcluir
  10. Do amigo Zé Henrique20/01/2011, 07:02

    Parabéns Islânia Lima, seu exemplo é muito bonito, estou certo de que vc terá um futuro brilhante pela frente, vc é um orgulho para todo o coariense que respeita as pessoas sérias e determinadas como vc, estou muito feliz pelo seu sucesso aí em Manaus. E sei que vai conquistar todos os seus objetivos. Um abraço , muita saúde e fica com DEUS.

    ResponderExcluir
  11. Ao anônimo 7:36 PM - Obrigada pelo carinho meu querido! =D fico feliz em ver palavras sinceras de alguém com alma Coariense. Forte abraço!

    Béu me adicione no mensseger sim: islanialima@hotmail.com

    Zé Henrique, obrigada pelas palavras, e a vida é assim, não podemos esperar que nada caia do céu, devemos sim correr atrás de nossos objetivos e fazer com que aconteça. Abraços. =D

    Contatos:MSN islanialima@hotmail.com
    Orkut: islanialima@gmail.com
    Twitter: @Islania_Lima

    ResponderExcluir
  12. vc é simplismente um tapa na cara dos politicos coarienses!!!
    parabens e vc consiga finalizar esse curso e ter uma carreira de muito sucesso!!

    ResponderExcluir
  13. amigaaaa..

    Amei sua materia!!!
    Sou visinha dessa guerreira e tudo q ta escrito e a realidade de uma linda historia que terá com toda certesa, e claro com a graça de Deus, um final muito feliz..

    É esse tipo pessoas q com exemplo de honestidade,humildade nos orgulha de ser coariense..bjau amiga

    ass:Taciana

    ResponderExcluir
  14. Sou amigo da Islania na faculdade e sei da luta e determinação dessa minha amiga que tanto amo e admiro. tudo que ela falou e verdade só que em nossa sala não existe somente pessoas com poder aquisitivo melhor, há também aqueles que ralam pra conseguir até o dinheiro do onibus e pra conseguir pagar sua facul em dia, como ela... como eu e como outros mais!
    Com certeza nossa amiga Islania é um exemplo a se seguir de alguém que acreditou no sonho e foi atrás do que precisava para realizá-lo. Um grande abraço, sucesso e saúde. Bjos e saudades do amigo que lhe ama de coração
    Érico Pena, seu blogueiro favorito (depois do Bentes hehehe...)

    ResponderExcluir
  15. Marcelo-Rádio e TV21/01/2011, 03:46

    HAHAHA eu sempre fico sem palavras para descrever essa guerreira , você sabe o quanto eu torço por ti , mesmo você me chamando de primo pobre(RADIALISTA) KKK ,enfim islania a vida tem dessas coisas , e você vai longe ,nos iremos , jornalistas ,radialistas , porque esse sonho esta perto de torna-se realidade !
    te amo minha querida ,mil celinhos pelos corredores do seu amigo > Marcelo Schenader !

    ResponderExcluir
  16. Fico feliz pela garra dessa moça, e chateada com o pai dela que é assessor dessa atual administração, e como papel de pai de verdade deveria ajudar no minimo a pagar a faculdade dela...mas islânia, Deus tá vendo...Você vai vencer!!!

    ResponderExcluir
  17. JK Salvaterra21/01/2011, 21:50

    Oii menina da rosquinha... Rsrs, essa é uma forma carinhosa que tenho por vc e sabe disso... Li tua historia, e sei como o pessoal do interior são discriminados, exemplo disso sou eu tbm q tds os dias viajo 250km de Pres. Figueiredo p/ Manaus em busca do mesmo sonho... Ja conversamos sobre isso, e te admiro bastante tbm, somos tds guerreiros e sabemos tbm q um dia vamos ser recompensados... Se Deus quizer... Stou esperando o convite para conhecer tua cidade... Stais convidada pra conhecer a minha Terra abençoada por Deus e bonita por natureza... Parabéns e sucessos...
    Um abraço de seu reporter favorito...

    ResponderExcluir
  18. Ao Anônimo 2:57 "Não podemos esperar nada dos outros, cada um é dono de seu próprio destino, faça acontecer!
    Abraços =)

    ResponderExcluir
  19. JK Salvaterra - Só para explicar, ele me chama de "menina da rosquinha" porque já vendi rosquinhas na Uninorte também, feitas por minha mãe. =)
    Jackson é repórter de Presidente Figueiredo e um grande amigo de faculdade, batalhador. Beijos

    ResponderExcluir
  20. Minha prima! Vc simplismente demonstra a cada dia, q és vencedora, apesar das dificuldades q o mundo nos impõe. Sua estrela nasceu pra brilhar e os resultados viram com o reconhecimento de sua bravura e determinação, acredito bastante no seu potencial. E essa atitude e perseverança nos estimula a sermos racionais a não nos abater ou acomodar-mos na vida; e óbvio, vc é um exemplo vivo de: caráter, princípios e bom coração.

    Bjs prima, sucesso!!!

    ResponderExcluir
  21. Fiquei até sem palavras, é muito díficil falar de si, e ainda mais da forma sucinta como ela fez, não tem nem muito o que se comentar, conheço a Islânia desde a infância, pois por um bom tempo das nossas vidas, compartilhamos de várias alegrias juntos, e tenho muito orgulho dela, quero dizer que és uma mulher "menina" guerreira e que quase todos os teu sonhos ja são realidade, sei que ainda faltam outros, continue firme, confiando no Deus que provém tudo a você, um forte abraço deste teu irmão postiço!
    Eliabe Nascimento.

    ResponderExcluir
Postar um comentário