JORNAL À CRITICA: Servidores públicos levam à PF e ao MPE denúncia contra Prefeitura de Coari

Em Destaque
Por -
10


Funcionários da Prefeitura de Coari (a 363 quilômetros de Manaus) pediram à Polícia Federal no Amazonas e ao Ministério Público Estadual (MPE/AM) investigação sobre os recursos da União e do Estado repassados à administração municipal.

Os servidores suspeitam de desvio de recursos. Mesmo com os recursos milionários repassados à Prefeitura de Coari, a administração da cidade vem atrasando o salário dos funcionários.

Em documento entregue à Procuradoria-Geral de Justiça do Amazonas, na última sexta-feira (7), os servidores afirmam que "há mais de 60 (sessenta) dias todos os servidores públicos da cidade, inclusive os aposentados e pensionistas, não recebem seus vencimentos e aposentadorias, sendo que durante todo o ano de 2010 essa situação se repetiu. Ademais, também não recebemos sequer os décimos terceiros salários referentes aos anos de 2009 e 2010".

Ao superintendente da Polícia Federal, delegado Sérgio Fontes, o documento entregue diz que "se faz necessário (que) a Polícia Federal e os administradores da Justiça tomem as devidas providências previstas em lei".

Os funcionários públicos de Coari afirmam sofrerem ameaças, inclusive, de serem desligados do serviço público, caso continuem denunciando o problema.

Os servidores ainda fizeram um abaixo-assinado com cerca de 11 mil assinaturas de moradores, e entregaram o documento na Câmara Municipal de Coari e ao substituto do promotor David Carramanho, o promotor José Felipe Fish.

Em entrevista ao portal acritica.com, Paulo Sérgio Pereira Santana, 33, guarda municipal, comenta que com o volume de recursos que a Prefeitura de Coari recebe dos royalties da Petrobras, já teria condições de se destacar dos demais municípios, e nunca atrasar salários.

"Tem um grupo que se apoderou da Prefeitura de Coari só para defender seus interesses em detrimento da miséria. Hoje, os funcionários públicos de Coari passam por uma situação de penúria. Falta recurso na educação, na saúde. Não tem merenda escolar...)", contou o servidor.

O brigadista Rosisérgio Corrêa dos Santos informou que a situação na administração pública de Coari causa não só impacto nos salários, mas um problema social que gera no município.

"A cidade está um caos. A justiça tem que tomar uma providência. Eles conseguiram criar um medo no funcionalismo público, porque ameaçam se formos procurar os nossos direitos", registrou.

"Não estamos falando de um município pobre. São milhões em recursos repassados para o município. Alguém está ficando com esse dinheiro", disse. "Viemos a Manaus com sacrifício para denunciar o caso ao Ministério Público e à Polícia Federal. Fizemos uma 'cotinha'", sustentou Rosisérgio Corrêa.

Histórico
Antes de recorrerem à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral de Justiça do MPE, os servidores já haviam denunciado a questão ao promotor de Justiça da Comarca de Coari, David Evandro Costa Carramanho, que foi procurado pelos servidores para tratar do assunto, e que ouviu as reivindicações e chegou a tomar termos de declarações.

A juíza de direito da comarca de Coari, Ana Paula Braga, também foi procurada pelos servidores públicos da cidade, e informou aos trabalhadores que não poderia começar o processo de apuração, alegando que a ação deve ser provocada pelo Ministério Público.

No documento entregue à magistrada, os funcionários ressaltam "que, no município de Coari, os funcionários públicos municipais e a comunidade passam por uma situação difícil, com descaso de um grupo de interesse particular que se apoderou da mais rica prefeitura do interior do Amazonas".

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DE ORIGEM CLICANDO AQUI

DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

10Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. VEJO AQUI A RECLAMAÇAO DE ALGUNS GUARDAS MUNICIPAIS, OS MESMO QUE FIZERAM UMA GREVE A ALGUNS MESES ATRAZ EM FRENTE A PREFEITURA MUNICIPAL DE COARI, O QUE NA VERDADE EU TENHO DIFICULDADES EM ENTENDER E´PORQUE QUE ESSES GUARDAS NAO REENVIDICAVAM OS SEUS DIREITOS NO GOVERNO PASSADO, HAJA VISTO QUE QUANDO O PREFEITO ARNALDO RECEBERU A PREFEITURA ELES JA ESTAVAM COM 3 MESES EM ATRASO E NADA FALAVAM. A PERGUNTA QUE FICA NO AR É ; SERÁ QUE TODA ESSA MANIFESTAÇAO NAO É NA VERDADE POLITICA ? SERÁ MESMO QUE NAO TEM UM POLITICO QUE PELA FRENTE PASSA DE BOMZINHO E POR TRAZ ESTAR MOTIVANDO TODA ESSA AÇAO , USANDO OS POBRES GUARDAS ? E APROVEITO A PEDIR AOS 10 GUARDAS QUE ESTAO MOTIVANDO TODA ESSA AÇAO, QUE PAREM E PENSEM MELHOR , HAJA VISTO QUE JA HOUVE UM COMPROMETIMENTO POR PARTE DO PREFEITO ARNALDO MITOUSO QUE ATÉ MARÇO DESTE ANO ESTARÁ REGULARIZANDO TODOS OS SEUS SALARIOS, INCLUSIVE OS DECIMOS DE 2009 E 2010.

    POR ISSO PEÇO AOS 10 GUARDAS QUE ESTAO NESSE MOVIMENTO QUE NAO INDUZAM OS OUTROS GUARDAS A COMETEREM UMA INJUSTIÇA EM NOME DE UMA JUSTIÇA.

    UM ABRAÇO DO COARIENSE FELIZ QUE ESTAR VIAJANDO.

    ResponderExcluir
  2. EU SEU PORQUE ESSE COARIENSE FELIZ SE DIZ FELIZ,... É PORQUE ELE RECEBE UMA GORDA ASSESSORIA, EU SEI QUEM VC É.

    ResponderExcluir
  3. FUI MAIS VOLTO EM BREVE11/01/2011, 15:20

    MENOS, CÚARIENSE FELIZ MENOS, POR FAVOR FAÇA SEUS COMENTÁRIOS SEM PROBLEMA, MAIS QUE ELES TENHA FUNDAMENTO,POIS EM NENHUM MOMENTO NA ADMINISTRAÇAO PASSADA FUNCIONÁRIO NENHUM FICOU COM 3 MESES DE SALÁRIOS ATRASADOS SEJA VERDADEIRO E NAO SEJA COVARDE,POIS VC SEMPRE FICA TENTANDO CONFUDIR A CABEÇA DA POPULAÇAO DIZENDO QUE TEM ALGUEM POR TRAZ DISSO, VC ACHA QUE OS PÁIS DE FAMILIA NAO SAO HOMEM SUFICIENTE PARA CORRER ATRAZ DE SEUS DIREITOS VENDO SEUS FILHOS PASSANDO NECESSIDADE, OU VC QUER QUE MESMO ASSIM NÓS FINCIONÁRIOS E PÁIS DE FAMILIA CONTINUI ENGOLINDO TODOS ESSES DESCASOS CALADO?? OLHA CÚARIENSE FELIZ,VC TEM UMA CONTA MUITO GRANDE PARA AJUSTAR COM DEUS,POIS VC MESMO VENDO TODAS ESSAS INJUSTIÇA QUE O SEU PREFEITO ESTÁ FAZENDO COM O POVO, E VC AINDA FICA ESTIGANDO TENTANDO CONFUNDIR A CABEÇA DO POVO,DEIXE DE SER COVARDE SEU BABA OVO, VC DEVE GANHAR MUITO BEM PARA FICAR TENTANDO DEFENDER O INDEFENSÁVEL UMA VEZ QUE A POPULAÇAO NAO É SEGA E TODOS ESTAO MUITO ATENTO PARA TUDO QUE VCS ESTAO FAZENDO, MAIS CONTINOU DIZENDO, O SERCO ESTÁ CADA DIA MAIS SE FEICHANDO E PODE ESPERÁ QUE EM BREVE TEREMOS BOAS NOTÍCIAS. ESSE PAPO DE REGULARIZAR O SALÁRIO EM MARÇO, JA É VELHO DE MAIS OK. O POVO JA NAO ACREDITA MAIS NESSA QUADRILHA DE LADROES E MENTIROSOS. E CONTINOU DIZENDO,DEUS DA A AGUA CONFORME A SEDE. ACREDITE QUEM QUIZER.. O QUE É DE VCS ESTÁ GUARDADO..

    ResponderExcluir
  4. FUI MAIS VOLTO EM BREVE11/01/2011, 15:32

    Ô CÚARIENSE FELIZ, VC SÓ FALA DOS DECIMOS TERCEIROS SALÁRIOS ATRASADOS, VC ESQUECEU DOS 3 TERCOS DE FÉRIAS, O MÊS DE SETEMBRO DE 2009 E DEZEMBRO DE 2010, O QUE VC ME DIZ SOBRE ISSO? UMA VEZ QUE NÓS NAO SOMOS FUNCIONÁRIOS DE PREFEITO A B OU C, NÓS SOMOS FUNCIONÁRIOS DO MUNICIPIO E CUMPRIMOS COM AS NOSSAS OBRIGAÇOES, PORTANTO TEMOS DIREITO AOS NOSSOS PROVENTOS INDEPENDENTEMENTE DE ADMINISTRAÇAO ANTERIOR OU ATUAL. VC CONCORDA COMIGO??? SEJA COERENTE..

    ResponderExcluir
  5. PARABENS AS PESSOAS CORAJOSA, QUE CONSEGUIO TRAZER CONCERTEZA A JUSTIÇA !PARA TODO POVO DE COARI SEI QUE TEREMOS jUSTIÇA , NÃO DAR MAS PARA ABRIR A GELADEIRA E N TER NADA!!!!O SENHOR ESTA OUVINDO MINHAS ORAÇÕENS!!FICAREI ETERNAMENTE GRATA,A VC DANIEL,PELA BATALHA!VC TEM SIDO DE MUITA AJUDA!!!!!DEUS TE ABENÇOE SEI QUE VAMOS CONSEGUIR .EU CRIO!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. esse coariense feliz naõ tem vergonha espera ate março ,vai dizer isso pros nossos filhos que tem que comer, beber, vestir e comprar materiais de aula e por isso esperar, vc é um ser desprezivel ninguem aguenta + esse prefeito que exemplo maior que aconteceu semana passada no centro da cidade como esse prefeito é desprezado por todos coarienses de verdade

    ResponderExcluir
  7. Sou Daqui Amo coari!12/01/2011, 09:31

    Não consigo entende como esse cara consegui ser tao ruim de matematica exemplo: como que ex.prefeito Adail Pinheiro conseguia pagar os salario e o decimo em dia tendo uma fatura por mes de 12 milhoes e o porque que o atual nao consegue manter os pagamentos e decimo terceiro tendo um arrecadacao por mes de 25 milhoes sera que ele vai ficar os 3 ano pagando conta nao acredito nisso nao prefeito.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns!! Esses 2 Guardas merecem,Aplausos,muitos aplausos pra vocês!Homens corajosos,agora só está faltando a População se levantar e exigir seus direitos, que estão sendo ignorados. Temos que por um ponto final,nessa falta de respeito!Tudo tem limite!Estamos vendo essa administração desdenhando de uma população,e ninguém faz nada!
    Eu sei que as ameaças existem,que ficar sem receber salário é muito ruim,é péssimo não ter como pagar suas contas e custear seu sustento e de sua família.
    Pior de tudo isso,é deixar que um grupinho de pessoas,façam com uma população,o que estão fazendo aqui em Coari.Roubando a dignidade de um povo!Toda vez que esse tal prefeito,se defende ou tenta se defender,é sempre o mesmo blá blá blá,a dívida que o ex prefeito deixou,um ano e três meses pagando as dívidas,e nenhum fornecedor da Prefeitura da época do ex prefeito recebeu.ta na hora desse MENTIROSO,parar de falar essas asneiras,e parar de desviar os recursos públicos.Colacar na cabecinha dele,que o povo de Coari,em sua maioria é exclarecida.Não ignore e nem menospreze a inteligencia de um povo.
    As dívidas são da Prefeitura! Pague as contas.E trabalhe seu incompete!

    ResponderExcluir
  9. Quero aqui! parabenizar os Guardas Municipais de Coari, e Vou Usar uma Frase que Esse Prefeito Coverde Usava no Passado, querendo ludibriar os seus CABOS ELEITORES, que hoje Estão todos desembregados e PASSANDO FOME.Então o infeliz dizia:"Guerreiro um Filho Teu Nâo Foge a Luta". que vergonha seu covarde,quem não foge a luta somos nós Coarienses, Funcionários Municipais e tantas outra pessoas que estão na Luta para expulsar esse Prefeito Cara de Pau, Ladrão, Cachaceiro, velhaco,Kakão e tantos outros adjetivos de baixo calão que cabi na personalidade desse monstro.

    ResponderExcluir
  10. esse coariense feliz é um palhaço feliz só pode ser pra falar essas palhaçadas tu é um idiota coariense feliz, vc comc erteza ganha rolos de dinheiro desse prefeitinho de merda. Vocês vão todos pra cadeia seus bandos de merdas a população não tem culpa da incopetencia desse merda do arnaldo mitouso.

    ResponderExcluir
Postar um comentário