Governo e Prefeitura unem forças e convocam um grande mutirão de combate à Dengue

Em Destaque
Por -
0

O governador Omar Aziz e o prefeito de Manaus, Amazonino Mendes, anunciaram na manhã desta quarta-feira, dia 26, a união de esforços para a realização em Manaus de um grande mutirão de combate ao mosquito da dengue. A medida foi anunciada após reunião na sede do Governo, com representantes das Forças Armadas, Corpo de Bombeiros, secretarias de Saúde do Estado (Susam) e do Município (Semsa), da Fundação de Vigilância em Saúde (FVS), Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf), Secretaria da Região Metropolitana de Manaus (SRMM), entre outros órgãos que vão participar do mutirão.

Segundo o governador Omar Aziz, o mutirão será realizado a partir do início da próxima semana e vai alcançar todos os bairros de Manaus com limpeza de ruas e quintais, acompanhada da intensificação das ações de combate ao mosquito Aedes Aegipty, que já vêm sendo realizadas regularmente pelos órgãos de Saúde do Estado e do Município, como fumacê e aplicação de biolarvicida.
"Diante do elevado número de casos nesse início de ano convocamos essa reunião com o prefeito e nossos parceiros de sempre para traçarmos uma estratégia em conjunto". De acordo com a Susam, até o momento, existem 234 casos confirmados de dengue no Estado e outros 900 notificados. Além de Manaus, 18 municípios que registram a presença do mosquito estão tendo suas ações intensificadas e serão abrangidos pela campanha.

A ideia é mobilizar toda a sociedade numa grande campanha para impedir o avanço da doença. Ontem mesmo, após a reunião, as equipes técnicas das secretarias e órgãos convocados iniciaram o planejamento da ação que deverá ser fechado com o máximo de urgência. "Espero fazer o orçamento amanhã para que possa contratar e na próxima semana iniciar os serviços", disse Omar.

Segundo ele, serão contratadas cerca de 200 caçambas e equipamentos como pás mecânicas para atuar na limpeza de ruas e terrenos baldios. Exército e Marinha irão participar do mutirão, a exemplo do que vem sendo feitas nas outras campanhas de combate à Dengue realizadas pelo Governo e a Prefeitura. O Corpo de Bombeiros vai vistoriar todas as escolas e prédios públicos em busca de focos do mosquito.  "Acho que é uma responsabilidade nossa como gestor dar condições para a retirada de entulho, lixo, latas, garrafas pet e uma série de coisas que estão nos quintais que acumulam água e servem de criadouro das larvas do mosquito transmissor da dengue. Temos que fazer a nossa parte, mas também fazemos um apelo à sociedade para que mantenha suas áreas limpas, pois é impossível para o Estado entrar em todos os terrenos baldios de Manaus para limpá-los", disse o governador.
 
Campanha – Para mobilizar a sociedade será feita uma campanha na mídia, além da produção de cartilhas que serão entregues nas escolas. As secretarias de Educação do Estado (Seduc) e do município (Semed) farão o trabalho de conscientização dos estudantes a partir do início do ano letivo.

O governador disse que no primeiro momento, Governo e Prefeitura não estão pensando em punição. "A intenção  é trabalhar primeiro a conscientização. Mas tanto o Implurb (Instituto Municipal de Planejamento Urbano) quanto a gestão de saúde pode punir quem não cuida do seu quintal. Então,  a preocupação da sociedade tem que estar junto com a gente. O Fumacê e o uso de larvicida vem sendo feito pelo  Estado e a Prefeitura, mas isso não basta para combater o mosquito da dengue. Nós vamos fazer um trabalho de conscientização e de limpeza", disse Omar, ao ressaltar que também quer o envolvimento de todos os dirigentes de órgãos no cuidado com os prédios públicos.

Barreiras Sanitárias – O prefeito Amazonino Mendes manifestou a necessidade de se instalar barreiras sanitárias a partir de Roraima, por conta da ligação com a Venezuela que permitiu a entrada no País do Dengue tipo 4. Há suspeitas de que o único caso registrado em Manaus tenha sido transmitido por um mosquito infectado que pode ter vindo dentro de um veículo por estrada, uma vez que até o momento não foi identificado nenhum outro caso de dengue 4 na cidade. O governador disse que vai acionar o Ministério da Saúde para a questão das barreiras.

Segundo ele, o Estado tem a melhor tecnologia de combate à dengue, ainda assim não se consegue vencer a doença. "Embora nossa tecnologia seja a mais avançada, o combate só pode ser feito de forma mais eficaz com a união de todos – poder público, força armadas e a população".   

Orgãos envolvidos – Participaram da reunião com o governador e o prefeito, o comandante militar da Amazônia, general do Exército Luis Carlos Gomes Mattos; o comandante do 1º Distrito Naval, vice Almirante José Geraldo Nunes; o comandante do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Dias; o secretário Estadual de Saúde, Wilson Alecrim; a subsecretária Municipal de Gestão da Saúde, Denise Machado; o diretor presidente da FVS, Bernardino Albuquerque; o secretário da Região Metropolitana de Manaus, Renè Levy; a chefe da Agecom, Lúcia Carla Gama; a secretária Municipal de Comunicação, Celes Borges; a secretária de Políticas Especiais do Governo, Martha Braga; o secretário Executivo da Seinf, Roberto Ronda; o coordenador da Unidade Gestora da Região Metropolitana de Manaus, Luiz Borges, entre outros técnicos de órgãos municipais e estaduais.











Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)