Lama tóxica chega ao Danúbio e ameaça seis países

Em Destaque
Por -
0

A maior catástrofe ambiental da história da Hungria ameaça, agora, outros seis países da Europa. Nesta quinta-feira, a lama tóxica que vazou de uma indústria de alumínio no início da semana chegou ao Rio Danúbio - o segundo mais longo do continente, com cerca de 2.850 quilômetros de extensão e que banha Croácia, Sérvia, Romênia, Bulgária, Ucrânia e Moldávia. Calcula-se que cerca de 1 milhão de metros cúbicos de barro tenha se espalhado após o acidente.

A população está em alerta e deve evitar o contato com as águas fluviais por onde os resíduos tóxicos se espalham, podendo provocar reações alérgicas e até levar à morte, se ingeridos. Contudo, a porta-voz do Escritório de Catástrofes, Gyorgyi Tuttos, ressalva que o risco de contaminação foi reduzido porque a concentração de metais pesados no lodo está menor.

O pH da água dos rios por onde a lama vermelha se espalha já caiu de 13 - considerado incompatível com a vida - para perto de 9 - ainda alto, mas mais próximo de 8, índice já considerado normal. Segundo Tuttos, isso ocorreu porque o barro composto por materiais corrosivos acabou se diluindo à medida que avançava. Por isso, a análise feita na confluência do Rio Raab com o Danúbio não aponta a morte de nenhum peixe ou danos maiores à vida marinha. O Danúbio foi atingido poucas horas depois de a lama chegar ao Rio Mosoni, seu afluente cuja principal bacia fica a cerca de 20 quilômetros do ponto do vazamento.

Tragédia - Já a situação do Rio Marcal, na Hungria, é muito mais grave. Diretamente atingido pelo vazamento, ele teve todo o ecossistema destruído. "O nível de alcalinidade muito elevado matou tudo", declarou o diretor regional da unidade de desastres, Tibor Dobson. "Todos os peixes morreram e a vegetação também não pode ser salva", completou. Segundo o primeiro-ministro, Viktor Orban, algumas áreas terão de ser isoladas para que possam ser recuperadas, mas certos pontos por onde o barro tóxico passou é "impossível viver".

A catástrofe ambiental começou na segunda-feira, quando o depósito de uma fábrica de alumínio que fica na cidade de Ajka, 165 quilômetros a oeste da capital Budapeste, rompeu-se e os resíduos se espalharam com uma lama vermelha por pelo menos sete cidades. Quatro pessoas morreram, após serem arrastadas pelo lodo, e 166 ficaram feridas - três ainda estão desaparecidas. No dia seguinte, a Hungria declarou estado de emergência nas três áreas mais atingidas. A previsão é que o país demore mais de um ano e gaste dezenas de milhões de dólares para reveter os danos e limpar as zonas afetadas. O governo ainda investiga as causas do acidente.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA NO SITE DE ORIGEM

DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE
Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)