IPAAM REALIZA OFICINA COM PET E PALESTRA NO CAREIRO - SEMANA DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA

Em Destaque
Por -
0
O Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam) realiza desde ontem (18/10), no Careiro da Várzea, a Oficina "Fazendo Arte com PET" e palestra sobre resíduos sólidos, marcando a participação do Instituto na programação "Portas Abertas" da 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT).

A palestra e a Oficina são atividades que conciliam o interesse do IPAAM em prestigiar, pela sétima vez, a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia e, ao mesmo tempo, atender a solicitação da secretária municipal de meio ambiente e turismo do Careiro da Várzea, Maria Lúcia da Costa e Costa, para a realização destas atividades no Município.

A Secretária disse que a Oficina já está apresentando resultados. "Os dois objetivos com a realização da Oficina são a redução da quantidade de garrafas PET lançadas no lixão ou espalhadas pelas comunidades rurais e a utilização das mesmas como matéria prima para a confecção de artesanatos que possam contribuir para a melhoria da renda das famílias que integram o Bolsa Família ou estejam em vulnerabilidade social no Município. Considerando que cada  um dos 30 participantes utilizam 56 garrafas para a confecção dos objetos, temos aí 1.680 garrafas a menos em lugares impróprios", comentou ela.

A atividade está sendo ministrada pelas técnicas da gerência de educação ambiental do Ipaam, Edna Costa e Vandete, No Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), Ilocalizado na Sede II do Careiro da Várzea (Km 13). Antecedendo a Oficina, os participantes recebem informações sobre os cuidados com o lixo e a reciclagem e o reaproveitamento de resíduos. Após palestra é que partem para a confecção das bolsas e guirlandas natalinas de garrafa PET. A Oficina será encerrada hoje (19/10), completando uma carga horária de 16 horas/aula.

Os produtos confeccionados poderão ser vendidos na Feira do Porto das Balsas por onde transitam moradores do Careiro e turistas, conforme disse a secretária de meio ambiente e turismo.  

Na Oficina estão representantes de dez Distritos do Careiro da Várzea - Terra Nova, Marimba, Curupá, Paraná, Autaz Mirim, Cambixe, Curari Grande, Curarizinho, Sede I e Sede II. "Cada um dos participantes será um multiplicador na zona rural", afirmou a secretária.

Com a Oficina, o Ipaam aproxima a 7a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia do interior na categoria 'Portas Abertas'. "Na questão ambiental, a arte também é um caminho que conduz ao conhecimento científico. Ao falarmos sobre reaproveitamento e reciclagem dos resíduos, estamos abordando muitas informações de natureza científica", comentaram as monitoras do Ipaam.

O Ipaam programou outras atividades na 7ª Semana de Ciência e Tecnologia. De 21 a 23, estará com a sua Biblioteca Móvel na Estação Ciência do Clube do Trabalhador, das 9h30 às 17h00. Além disso, estará compondo o estande institucional da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável (SDS) e promovendo a Oficina "Aplicação do GPS no dia a dia e nas questões ambientais", no dia 21, das 14h30 às 15h30, também no espaço Estação Ciência.

O que é a SNCT

"Ciência para o Desenvolvimento Sustentável". É este o tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) deste ano que tem a finalidade de despertar reflexões acerca da consciência ambiental em todo o Brasil. Coordenada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, a SNCT 2010 comemora sua 7ª edição, sendo promovida desde 2004. No Amazonas a Semana é coordenada pela Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Sect).

O objetivo da 7ª edição da Semana é mobilizar a população, em especial os jovens, a se envolver com assuntos e atividades em torno da ciência e da tecnologia. Para tanto, são utilizadas visitações em instituições de pesquisa e ensino, jornadas de iniciação científica, tendas da ciência em praças públicas, concursos, oficinas, palestras, feiras de ciências, dentre outros.

A SNCT 2010, que tem por símbolo deste ano a sumaúma ou samaúma (árvore de grande porte da Amazônia considerada "mãe-das-árvores" pelos indígenas), vai ocorrer entre os dias 18 a 24 de outubro. Para maiores esclarecimentos ou envio de sugestões, está disponível o correio eletrônico semanact@mct.gov.br.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)