Prosamim já melhorou qualidade da água dos igarapés em 40%‏

Em Destaque
Por -
0
Levantamento realizado pelo Governo do Estado aponta que a qualidade da água dos igarapés contemplados pelo Programa Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (Prosamim) teve aumento em até 40%, desde a implantação do programa em 2005. Entre os itens apresentados pela avaliação técnica, foram verificadas melhorias significativas com relação às condições físico-químicas dos cursos d’água, odores e aparência, além da redução de substâncias tóxicas presentes.

A análise foi feita no período de maio e junho deste ano, por meio da coleta de amostras líquidas dos trechos correspondentes aos igarapés Manaus, Bittencourt, Mestre Chico, Igarapé do Quarenta e Foz do São Raimundo. De acordo com a coordenadora de projetos ambientais do Prosamim, Jane Crespo, os resultados positivos alcançados se devem a um conjunto de ações ambientais desenvolvidas pelo Prosamim naquelas áreas.

“Além das obras de instalação de redes de esgotamento sanitário e abastecimento de água potável, questões multidisciplinares e multisetorais podem ser atribuídas às mudanças obtidas, desde a retirada das palafitas e do volume de lixo dos igarapés, ao realinhamento dos leitos e ações de educação ambiental direcionadas às famílias beneficiadas pelo programa”, pontua Crespo.



Dentre os principais tópicos constatados pela avaliação, comparando com a realizada durante o mesmo período do ano passado, destaca-se que a presença de oxigênio na água, essencial para a capacidade de renovação do meio aquático, saiu do índice negativo de -45,9% para 8,6%. O nível de pH, analisado a temperatura de 25º para determinar a acidez da água, apresentou queda, saindo dos 6,65% para 3,37%. Quanto à turbidez, que indica a falta de transparência do líquido, houve diminuição de 33%. No que diz respeito ao ferro dissolvido na água, os indicadores mostram queda expressiva de 1,84% para 0,0163%.

O indicador “coliformes fecais” do balanço demonstra que o Igarapé Manaus aparece com nível menor de poluição, com a quantia de 1.500 coliformes a cada 100 ml de água, devido a conclusão de 80% de suas obras e a retirada de 95% de todo o lixo. Em contrapartida, o Igarapé do Quarenta surge com 43 milhões de coliformes/100 ml. Este demonstrativo, segundo Crespo, reflete que a redução de coliformes já é perceptível se compararmos as áreas mais trabalhadas pelo Prosamim. “No Quarenta, que tem obras mais recentes e cuja extensão trabalhada ainda é menor, a presença de coliformes fecais está mais elevada e, desta forma, acabar por diferir dos demais”, pondera.


Indagada sobre a importância de manter o controle sobre esses dados, Crespo explica que os trabalhos de medição da qualidade são realizados semestralmente, desde o primeiro ano de implantação do Prosamim, devido às épocas de seca e cheia dos rios, fatores determinantes e que podem influenciar diretamente nos resultados. “Existe uma preocupação de acompanhar a evolução da qualidade das águas nos locais onde o programa atua antes, durante e depois da obras a fim de garantir melhor aproveitamento dos recursos hídricos e o bem-estar da população residente no entorno”, diz.


A coordenadora de projetos ambientais também revela que, em 10 ou 20 anos, poderão ser observadas as primeiras melhorias visíveis nos igarapés, com o avanço gradativo das intervenções do Prosamim na capital. “A tendência é que, com o decorrer das obras nos próximos anos, possamos avançar ainda mais, visto que o processo de limpeza dos igarapés que vinham sendo poluídos há décadas, é demorado”, salienta. E continua: “Atualmente, ainda estamos em execução nas áreas de jusante, ou seja, as que correspondem à foz dos igarapés e, mesmo assim, já temos estes resultados que são bastante expressivos para o pouco tempo de atuação do programa”, conclui Crespo.



DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)