Governo reforça abastecimento de água nas zonas Leste e Norte‏

Em Destaque
Por -
0
O problema de abastecimento de água nas zonas Leste e Norte de Manaus será resolvido nos próximos dias, com a entrada em operação da nova estação de captação, tratamento e reservação de água construída pelo governo do Estado, o Proama. Mais de 500 mil pessoas serão beneficiadas pela obra, executada em parceria coma União, que entra em teste nos próximos dias, disse nesta quinta, 16, o governador Omar Aziz (PMN), candidato à reeleição pela coligação Avança Amazonas, durante entrevista no programa Amazônia TV, da Rede Amazônica de Televisão.

Durante oito minutos, Omar respondeu a perguntas sobre suas propostas nas áreas de segurança, apoio à produção rural, qualificação profissional, educação, saneamento básico e políticas públicas de combate às drogas e o Prosamim, programa que será ampliado em Manaus e levado a dez cidades do interior. “Com o Prosamim, conseguimos aumentar em 30% a rede de esgoto de Manaus”, informou.

Falando sobre produção industrial, Omar disse que o Amazonas só não conseguiu gerar mais empregos por falta de alternativas de escoamento da produção da Zona Franca de Manaus. Ele lamentou que em sete anos o Ministério dos Transportes não tenha conseguido asfaltar a BR-319, principal estrada do Amazonas. “Mas como governador vou lutar muito para que nos próximos quatro anos a gente possa realizar esse sonho, que é ter uma via terrestre que ligue o nosso Estado, a nossa capital, ao sul do país”, assegurou.

Referindo-se à Copa 2014, Omar lembrou que o Estado já iniciou o treinamento de voluntários com cursos de idiomas, “Vamos precisar de 10 mil voluntários. Temos 26 itens a cumprir”, lembrou. Sobre qualificação de mão-de-obra para o mercado de trabalho, o candidato destacou a atuação do Cetam, que em seu futuro governo será ampliada, com a oferta de cursos com foco nas peculiaridades locais. “Já estamos fazendo isso, pontualmente, nas empresas, estamos utilizando equipamentos da própria empresa para fazer o treinamento desse futuro profissional”, explicou.

Em relação à política de governo para a juventude, o governo Omar Aziz vai construir mais 36 escolas de tempo integral e ampliar programas como o Jovem Cidadão e o Galera Nota 10. A estratégia é criar atividades e dar oportunidades de trabalho para manter os jovens longe das drogas. E ajudar as famílias que precisam de apoio. “Vamos construir, em Manaus, o maior centro para reabilitação de dependentes químicos do Norte/Nordeste”, anunciou.

Respondendo a pergunta sobre produção rural, o candidato lembrou que o governo já fez mais de 1 mil km de estradas vicinais e vem atuando baseado em três premissas: financiamento, assistência técnica e aquisição da produção via programa Zona Franca Verde para outros programas governamentais como o da merenda escolar e de móveis escolares. Com a inauguração da ponte sobre o rio Negro, disse Omar, a proposta de seu governo é construir uma grande central de abastecimento em Iranduba, que vai beneficiar produtores e moradores do entorno de Manaus, de Purus e do Médio Solimões. Um grande porto a ser construído em Manacapuru completa esse ciclo de apoio à comercialização e produção.

Em relação aos eventos culturais, Omar disse que seu governo vai atuar para ampliar a infraestrutura. “Não adianta ter festa se não há infraestrutura para receber o turista. Você não traz turista se ele não houver um bom local para ele se hospedar, se não houver facilidade de deslocamento”, justificou. Nesse sentido, o governo pretende incentivar parcerias com a iniciativa privada para incrementar o setor. “Por exemplo: com a ponte, o turismo em Novo Airão vai crescer. Vamos trabalhar nesse sentido, de qualificação de pessoas para o setor”, disse.

Para o candidato, o Amazonas avançou muito em áreas como a Ciência e Tecnologia. “Nos últimos sete anos, formamos mais mestres e doutores que em toda a história do Amazonas. Vamos cada vez mais investir na mão-de-obra qualificada. Não há desenvolvimento sem o conhecimento”, lembrou.


--
*Fotos: Alberto César Araújo


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)