Simulação de acidente com produtos perigosos reforça segurança‏

Em Destaque
Por -
0
Um treinamento com integrantes da Defesa Civil do Amazonas, Defesa Civil municipal, Petrobras, grupo Raio da Polícia Militar (PM) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) reforça a segurança na atuação em acidentes envolvendo produtos perigosos.

Na tarde desta quarta-feira (18), uma simulação, no Centro de Convencções (Sambódromo), Zona Centro-Oeste da cidade, para reconhecer a presença de produtos perigosos, avaliar e atender inicialmente uma emergência foi realizada a partir do Curso de Primeira Resposta para Emergências com Produtos Perigosos. As aulas foram ministradas pelo Consultor Internacional e Especialista em Administração de Risco de Desastres, Dr. Antônio Pinheiro, representando a Agência para o Desenvolvimento Internacional (USAID), e pela Gerente de Proteção Comunitária e de Capacitação, da Defesa Civil do Distrito Federal, Edna de Oliveira, que desde 2001, coordena o Programa de Controle de Monitoramento de Produtos Perigosos.

O curso é a segunda etapa do Plano de Emergência Estadual para Produtos Perigosos, que está sendo implantado pelo Governo do Amazonas, por meio da Defesa Civil e órgãos parceiros. A proposta é basear o plano no Sistema de Comando de Incidêntes- SCI, desenvolvido nos Estados Unidos desde a década de 70.

De acordo com o coordenador adjunto da Defesa Civil do Amazonas, Hermógenes Rabelo, o curso ajuda a reforçar a segurança no atendimento em casos de acidentes com produtos perigosos, como o ácido difluofosfórico anidro, que é altamente corrosivo e é usado na indústria química. “Foram formados 24 alunos que estão aptos a identificar o produto, isolar a área e a fazer o atendimento da emergência”, afirmou.



DANIEL MACIEL

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)