Semana da Pátria e do Amazonas terá abertura oficial com a corrida do Fogo Simbólico

Em Destaque
Por -
0
No próximo dia 1º de setembro (quarta-feira) terá início as festividades cívicas da Semana da Pátria e do Amazonas. Sob a coordenação da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e entidades parceiras, em 2010, as comemorações trazem como tema “O Amazonas e suas múltiplas dimensões” e buscam levar a sociedade à uma reflexão sobre os valores cívicos nacionais e estaduais.

Abrindo oficialmente a “Semana da Pátria”, na próxima quarta-feira, acontecerá a partir das 8h, na Catedral Metropolitana de Manaus (Igreja da Matriz), a Cerimônia de Benção do Fogo, seguida da Corrida do Fogo Simbólico.

Celebrada este ano pelo pároco José Carlos Sabino, a cerimônia do Fogo Simbólico é um ritual centenário onde acende-se o Fogo Simbólico da Pátria que permanecerá ‘ardendo’ até o encerramento das atividades cívicas no dia 7 de Setembro. Na Igreja da Matriz, a cerimônia contará com a participação de 120 estudantes da Escola Estadual Princesa Izabel (Centro) e repetirá o ritual que será promovido simultaneamente nesta mesma data em todo o território nacional.

Corrida do Fogo Simbólico da Pátria (8h30)

Dando sequência à programação do dia 1º de setembro, após a cerimônia na Catedral será realizada a tradicional ‘Corrida do Fogo Simbólico da Pátria’. Contando com a participação de 120 estudantes do Colégio Amazonense D. Pedro II/Seduc, Colégio Militar de Manaus e escola municipal Aristófanes de Castro/Semed, a corrida percorrerá as Avenidas Sete de Setembro, Eduardo Ribeiro, 10 de Julho e Getúlio Vargas, somando 2,8 Km de percurso.

Participando dela, os estudantes revezam-se na condução da tocha que simboliza o ardor do sentimento pátrio. O fogo conduzido pelos jovens busca homenagear e cultuar a memória dos grandes vultos nacionais e regionais, rememorando os fatos mais expressivos na história de nosso Estado e País.

Os estudantes participantes serão acompanhados por membros das Forças Armadas, representados pelo Comando Militar da Amazônia, Força Aérea Brasileira, Marinha do Brasil e ainda, Corpo de Bombeiros e Polícia de Choque.

No trajeto da Corrida, o Fogo Simbólico passará por vários pontos históricos de Manaus, tais como o Teatro Amazonas, a Ponte de Ferro Benjamin Constant e o Palácio Rio Negro, chegando ao Largo do Mestre Chico onde será concluído o cerimonial de abertura da Semana da Pátria e do Amazonas, com a presença de autoridades civis e militares.

Cerimonial de Abertura: Largo do Mestre Chico (9h)

A Corrida do Fogo Simbólico será finalizada no Largo do Mestre Chico (Avenida Sete de Setembro). No local será promovida a Solenidade oficial de abertura da Semana da Pátria que contará com o Hasteamento das Bandeiras – pelo representante do Governo Estadual, Prefeitura Municipal e Exército – e acendimento da Pira Cívica pelo Prefeito de Manaus ou representante.

Na ocasião serão realizadas ainda, as homenagens ao Vulto Estadual (Dr. Moysés Benarrós Israel), à Mulher Amazonense (Dra. Etelvina Garcia) e ao Vulto Nacional (Dra. Zilda Arns). A programação será concluída com a performance artísitica de 30 estudantes da escola estadual Eunice Serrano.

O secretário de Estado de Educação, professor Gedeão Amorim participará desta e das demais solenidades da Semana da Pátria e do Amazonas. Ele está à frente da equipe que coordena as programações e ressaltou que a Seduc vai buscar inserir os estudantes e a sociedade local neste importante momento de reflexão e valorização do sentimento cívico. “A Semana da Pátria e do Amazonas é o principal evento cívico-cultural de nossa região e como em outras edições, em 2010 pretendemos reunir todos os segmentos da sociedade local e estimular a participação efetiva da comunidade estudantil”, anunciou.

Além desta abertura oficial no dia 1º, a Seduc ainda organizará o Desfile Escolar de 05 de Setembro, no Sambódromo a partir das 17h e a Homenagem Póstuma à Tenreiro Aranha, também no dia 05 de Setembro, às 8h na Praça da Saudade. As solinidades encerram-se no dia 07, com o Desfile Militar.


DANIEL MACIEL
BLOG COARI EM DESTAQUE

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)