Pesquisa resgata história do bairro Nossa Senhora de Fátima

Em Destaque
Por -
0
A história do bairro Nossa Senhora de Fátima e sua oralidade são focos da pesquisa desenvolvida pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), em parceria com as secretarias de educação estadual e municipal. O trabalho vem sendo aplicado pelos estudantes da Escola Estadual Osmar Pedrosa, localiza na Cidade Nova, Zona norte.

Intitulada “Além da escola: História e mapa sócio cultural do bairro Nossa Senhora de Fátima”, a pesquisa teve início em junho e deve ser finalizado em novembro deste ano. Segundo o coordenador do projeto, professor de História Rosivaldo da Fonseca Moreira, o objetivo final é “produzir um histórico do bairro e também um levantamento sócio cultural do lugar, expondo as necessidades do espaço e socializando produções que ele oferece”, declarou.

O coordenador afirma, ainda, que o bairro foi escolhido porque muitos estudantes da escola morarem no local e desconhecerem sua origem. “A maioria dos alunos da Escola Estadual Osmar Pedrosa vivem ali, e por incrível que pareça desconhecem a sua fundação. O pior é que a maioria dos bairros da Zona Norte não tem suas origens documentadas em nenhuma obra, o que é muito ruim”, observou.

Importância do projeto

Segundo Moreira, os alunos estão aprendendo a trabalhar com o espaço urbano. “Os estudantes verificam como as pessoas se apropriam de um lugar, modificando-o de acordo com suas necessidades, sendo essas modificações impactantes ou não ao meio em que se encontram”, esclareceu.

Etapa do projeto

A primeira etapa da pesquisa está sendo realizada por meio de coleta de dados. “Através de pesquisas em acervos de jornais e órgãos que gerenciam esses espaços (SUHAB, IBGE e etc.) os alunos estão buscando informações oficiais”, contou o coordenador.

Durante as entrevistas com os moradores em andamento, os alunos fazem um mapeamento da área e resgatam fotos antigas doadas pelos moradores. “Os alunos aplicam um questionário aos moradores que vivem há mais tempo no local e coletam informações sobre a origem da invasão até o desenvolvimento do bairro nos dias de hoje”, complementou.

O professor afirmou que os estudantes estão gravando todos os depoimentos para serem transcritos e utilizados como base nos textos que irão elaborar no final do projeto de pesquisa.



Sobre o PCE

O Programa Ciência na Escola (PCE) é uma ação criada pela Fapeam, com objetivo de estimular a participação de professores e estudantes da rede estadual e municipal de ensino público no Amazonas em projetos de pesquisa científica e tecnológica a serem desenvolvidos nas escolas. O programa tem se mostrado uma estratégia bem sucedida na formação de pesquisadores ainda na fase escolar e conta com a parceria das secretarias estadual (SEDUC) e municipais de ensino (SEMED).







ESPAÇO ENTRE OS DOIS CÓDIGOS ESPAÇO ENTRE OS TRES CODIGOS

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)