Governo inaugura Base de Policiamento Integrado em Manaus‏

Em Destaque
Por -
0
Marina Guedes


Governo do Estado inaugurou, nesta quinta-feira, a primeira Base de Policiamento Integrado (BPI) no bairro de Santa Etelvina, Zona Norte. Situada na Rua Vitória Régia, a unidade faz parte das ações de revitalização de segurança pública no Amazonas. Segundo o secretário de estado de segurança pública, Geraldo Scarpelini, outros locais na capital estão em estudo para implantação de novas BPI.



“Esta base é um marco na segurança pública do bairro. É o desdobramento do plano de revitalização de segurança pública. A população pode ter certeza de que o policiamento irá melhorar significativamente na região, será transformador”, observou o secretário, lembrando que é fundamental a participação dos moradores. “Precisamos da contribuição da população, que esteja vigilante junto conosco”, lembrou.



De acordo com o comandante geral da Polícia Militar do Amazonas, coronel Dan Câmara, o principal diferencial da BPI é a proximidade junto à comunidade. “A unidade está equipada com 87 policiais militares, incluindo comandante e subcomandante, além de delegado de Polícia Civil e profissionais da Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS), com o Programa Ame a Vida”, afirmou.



A Base, continuou o comandante, oferecerá todos os serviços prestados nos DIPs em menor escala, uma vez que atenderá uma área específica da cidade, com policiamento feito por meio de 5 viaturas (monitoradas via GPS na própria Base) circulando exclusivamente na comunidade, 8 motos e 6 bicicletas, além de efetivo a pé. “Nosso padrão, em Manaus, é de um policial para cada mil pessoas. Com esta unidade, teremos uma média de um policial para quinhentas pessoas. Esse padrão vai ser muito forte, permitindo uma importante revitalização do policiamento na cidade”, disse Dan.



Com a Base, declarou Câmara, a expectativa imediata é reduzir em 30% os índices de criminalidade. “A comunidade vai conhecer o nome do policial, interagir com ele, estar próximo dos profissionais uma vez que a Base terá uma polícia de proximidade”. Caberá ao segundo tenente da Policia Militar, Guilherme José Sette Junior, o comando da unidade e o subcomando ao aspirante Rayleno Neves Pereira. O treinamento do efetivo, de acordo com Sette, vem sendo feito há quase dois meses.



“Haverá, ainda, um Conselho Comunitário com a participação da comunidade. Estamos assessorando a comunidade para que o conselho seja uma força para cobrar a segurança pública em todas as esferas”, complementou. Quem aprova a iniciativa é a moradora do bairro e membro do conselho, Suely Oliveira de Souza, 34. “Esta Base de Policiamento Integrado é a realização de sonho. Temos a certeza de que vai funcionar e estamos empenhados em ajudar nas ações de segurança”, declarou.



Definição pelo bairro

Sobre a escolha do bairro de Santa Etelvina para a primeira BPI, Dan Câmara revela que foi o histórico da região. “Presenciamos um histórico de violência. O ápice foi com a morte do padre Rogério Ruvoletto, além da mobilização da comunidade em torno de mais segurança. A localidade se tornou simbólica para o sistema de segurança pública, em termos de interação com comunidade, identificação dos problemas. Fizemos um mapeamento para poder implantar o projeto piloto para aquilo que queremos multiplicar para toda a cidade de Manaus e o estado do Amazonas”, justificou.



Capacitação da tropa

Desde o mês de julho, contou o tenente Sette, vem sendo feita a capacitação da tropa. “Primeiro, tivemos um curso nacional de promotor de policia comunitária. Foi uma atividade presencial, elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp). Depois, realizamos estágio de capacitação profissional, que envolveu várias disciplinas como Direitos Humanos, uso progressivo da força, manuseio de armamentos (letais e não letais) e, ainda, comunicação por meio de rádios”, detalhou.



Ainda na capacitação do efetivo, o responsável pela nova Base revelou que foram tratados assuntos como abordagem policial e curso sobre Termo Circunstancial de Ocorrência (TCO), visando o pleno atendimento ao cidadão, com coordenação da Polícia Militar de Santa Catarina (PM/SC).



“Semana passada fechamos a etapa de capacitação que envolveu o tema Elaboração do TCO para dar celeridade à ocorrência policial. Hoje, costuma-se fazer a ocorrência para depois levar a vítima e acusado à delegacia. A abordagem deste curso serviu para atualizar nosso efetivo sobre novas técnicas de atuação, como o fato de que o policial pode lavrar o TCO na própria viatura, dando celeridade ao processo sem que precise sair de sua área de atuação para a delegacia, potencializado a presença deles na área”, declarou Dan Câmara.



Outro diferencial do efetivo da Base Integrada diz respeito ao kit individual, como lembrou o comandante geral da PM. “O policial não irá, necessariamente, sacar uma arma de fogo. Poderá imobilizar ou usar de outras formas para diminuir a letalidade junto à comunidade. Todo policial terá seu kit individual. A ideia é deixá-lo em condições de atuar de forma excelente ao pleno atendimento ao cidadão, com aparatos exclusivos”, pontuou o comandante geral da PM. Para as ocorrências, finalizou Dan Câmara, o cidadão poderá ligar diretamente para (92) 9612-3344.



DANIEL MACIEL



Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)