AÇÃO CONJUNTA INTENSIFICA OBRAS NA ZONA CENTRO OESTE, NORTE E LESTE

Em Destaque
Por -
0
Seguindo o organograma das obras da Ação Conjunta, novas frentes de trabalho vão atingir às Zonas Centro Oeste, Norte, Leste e Sul. Dentro do pacote de obras estão incluídos os serviços de recapeamento e tapa buracos e, dependendo da necessidade da via, serão implantados serviços de drenagem profunda e superficial que permitem o escoamento de águas pluviais, evitando a ocorrência de alagamentos.

Na Zona Centro Oeste, os trabalhos seguem para avenida Torquato Tapajós, rua Jacira Reis – trecho que compreende a Ponta Negra e a Bola da Imprensa-, avenida André Araújo até a rua Recife. Em algumas vias, o trabalho da Ação Conjunta será iniciado, depois conclusão das obras do Gasoduto de Urucu-Manaus da Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) para evitar desperdício de camada asfáltica. Segundo o engenheiro da Secretaria de Infraestrutura do Estado (SEINF), coordenador da Ação Conjunta, Luiz Borges, este tipo de situação acontece na avenida Torquato Tapajós. “Para evitar que recapeamento seja feito, em seguida, a Cigás quebre o asfalto para colocação de tubos, estamos aguardando o término do serviço deles, para que as máquinas da Ação Conjunta entre e faça um serviço definitivo, sem desperdícios”, afirma.


Na Zona Leste os bairros que recebem a Ação Conjunta são o São José, Jorge Teixeira e Zumbi. Já na Zona Norte estão em fase de recuperação as ruas dos bairros Monte das Oliveiras, Rio Piurini, América do Sul, Jesus Me Deu, Nova Cidade, 23 de Setembro, Cidade Nova e adjacências.

Devido à ondulação do asfalto em algumas ruas, outros procedimentos precisaram ser adotados antes do recapeamento e, por isso, demandaram um pouco mais de tempo. Borges explica que em casos de irregularidade do terreno é usada a máquina motoniveladora – que estabelece um padrão de camada asfáltica por via -, em seguida, um produto é despejado no terreno para permitir a adesão da massa asfáltica, e, por fim, acontece o recapeamento. Exemplo do que aconteceu na avenida Urucará, Timbiras com rua Barão do Rio Branco, Atroari e Penetração II (Conjunto Galiléia), onde os serviços já foram concluídos.

Apesar da interdição das ruas pelas obras da Ação Conjunta, a coleta de lixo domiciliar pela Secretaria Municipal de Limpeza Pública (SEMULSP) continuará seguindo cronograma normalmente. O recolhimento do lixo pelo carro coletor, normalmente, acontece uma vez por dia.
Com a finalização do serviço, a Secretaria Estadual de Infraestrutura solicita ao Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (DETRAN) a sinalização das vias recapeadas. “Enviamos ao DETRAN uma lista das ruas concluídas e cabe a eles estudar a sinalização mais apropriada para aquele trecho”, explica Borges.



Parceria Governo e Prefeitura

A Ação Conjunta recebeu investimentos de R$ 76 milhões por parte do Governo do Estado e R$ 50 milhões por parte da Prefeitura de Manaus. A parceria foi firmada em julho, quando iniciaram as obras que devem se estender até dezembro. Das quatro Zonas de Manaus, 2.300 ruas foram recapeadas ou estão em fase de manutenção. A meta do programa é atingir todos os bairros da cidade.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)