GOVERNO INSTALA ESTAÇÃO METEOROLÓGICA PARA AJUDAR AÇÃO DA DEFESA CIVIL

Em Destaque
Por -
0
O Governo do Estado, numa parceria entre a Defesa Civil do Amazonas e Universidade do Estado do Amazonas (UEA) instalou, na sede do subcomando de ações de Defesa Civil, na Cachoeirinha, uma estação meteorológica automática. Ao todo, de acordo com o coordenador adjunto da defesa civil do estado, Hermogenes Rabelo, serão dez na capital e outras dez no interior.

Na prática, a estação capta dados como temperatura, precipitação pluviométrica, umidade do ar e velocidade do vento, que vão contribuir para os trabalhos da Defesa Civil. “A maior vantagem deste mecanismo é a obtenção de dados mais precisos, em tempo real. Desta forma, poderemos complementar um modelo matemático e poder fazer previsões para dar subsídios à Defesa Civil”, declarou o meteorologista e professor da UEA, Paulo Ricardo Teixeira.

Após a coleta dos elementos meteorológicos, as informações são analisadas por especialistas da UEA e reenviadas para técnicos do subcomando. “Nós queremos fazer um estudo sobre a ilha de calor e variabilidade espacial da precipitação pluviométrica e assim teremos a noção exata do volume de chuva de cada local, para auxiliar as ações da Defesa Civil”, afirmou Teixeira.



Os sensores automáticos desta estação tem capacidade de coletar informações da área de abrangência do próprio bairro onde está localizado o equipamento. “Estes dados são importantes para a Defesa Civil. Com eles, será possível visualizar cenários, possibilitando a tomada de decisões a tempo de minimizar danos causados por desastres de natureza meteorológica”, garantiu o Rabelo.

As próximas estações na capital serão posicionadas próximas ao igarapé do Passarinho e outra no Distrito Industrial. No interior, de acordo com o meteorologista da UEA, já existe uma em Rio Preto da Eva e a próxima será em Parintins. O termo de cooperação entre os órgãos participantes na estação, como Inpa e UEA visa, ainda, desenvolver programas, projetos e atividades de pesquisas de interesse comum, cursos e capacitações.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)