A FESTA DO DIA DAS MÃES E A POLÊMICA EM TORNO DA PREFEITURA DE COARI

Em Destaque
Por -
14
Fotos de Arquivo: "A festa não se resumia a presentes, havia também o caráter social e cultural durante a realização das comemorações ao dia das mães em Coari".

Vez por outra há uma tentativa de tentar vender a idéia da realização da festa do dia das mães, como uma manifestação meramente eleitoreira. Este ano, nem homenagem, nem referência ao dia das mães por parte do governo municipal e além disto, nem pagamento dos funcionários o que travou o comércio local. Quer dizer: além de não fazer a homenagem merecida as mães o governo municipal de Coari, pelo não pagamento dos funcionários impediu muitos filhos de homenagearem suas queridas mães. Dizer que uma homenagem as mães é meramente eleitoreira é disvirtuar uma manifestação merecida aquela pessoa que é responsável pela gênese da família.

A QUESTÃO DO JULGAMENTO DE RODRIGO ALVES E A COMEMORAÇÃO DO DIAS DAS MÃES

O fato que levou a decisão do TRE-AM para a cassação do prefeito de Coari eleito em 2008 Rodrigo Alves, tem a ver diretamente com a realização da festa das mães. Na época, ele como vice-prefeito, sem ter o nome definido para concorrer as eleições, antes mesmo de qualquer convenção ter sido realizada, participou como autoridade local que era, das festas em homenagem ao dia das mães que eram realizadas há 13 anos no município de Coari.

A festa em homenagem ao dia das mães era realizada em Coari desde 1995, e não se restringia apenas ao sorteio de brindes, era na verdade, um evento de cunho social, um dos projetos em execução planejados pela Secretaria de Ação Social da Prefeitura de Coari nos últimos 8 anos. No decorrer dos 13 anos em que o evento foi realizado em Coari, milhares de mães foram contempladas com uma atenção especial, tendo aspectos da vida em comunidade, lazer e outros critérios psicossociais e de relacionamento acompanhados por assistentes sociais. Um trabalho que seguia um planejamento de projeto sério.

Por se tratar de uma festa oficial, comemorada em todo o Brasil, o projeto seguia o modelo de anos anteriores, sempre sendo aprimorado. O dia das mães foi oficializado no Brasil desde 1918. Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou a data no segundo domingo de maio, e a partir de então, a data é comemorada tradicionalmente com sorteio de brindes em escolas, associações, igrejas e outras instituições todos os anos.

Por falar no caso da cassação de Rodrigo Alves, em maio, o então vice-prefeito Rodrigo Alves, o vereador Leondino Menezes ainda não eram pré-candidatos. Eles participaram do evento como autoridade do município , assim como os vereadores que foram convidados para o evento. A festa do dia das mães não foi fator decisivo de eleição, tanto prova que muitos dos candidatos a veredores e vereadores com mandato que participaram da Festa do Dia das Mães em Coari não foram eleitos no pleito de 2008, dentre eles, o vereador Bita Torres, Antonio Araújo entre outros.

A grande questão em torno da polêmica em torno da festa coariense em homenagem ao dia das mães é o seguinte: as mães de coarienses merecem ou não serem homenageadas pelo poder público? Este ano, sem pagamento de salários no dia das mães está sendo uma homenagem justa? Cada filho deve intimamente saber responder como cidadão a esta indagação.

Postar um comentário

14Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. VC NÃO GANHA MAIS ARGEMIRO09/05/2010, 22:21

    COMEÇOU A BANDIDÁGEM!! O ARGEMIRO NÃO TINHA NEM UM VOTO E AGORA TA COM ESSE ORROR?? ASIM A ENQUETE PERDE A GRAÇA. ESSE SAFADO SO PODE TA BEM COM A CHAPA SUJA DELE, PORQUE AQUI EM COARI ELE TA AMAIS SUJO QUE PAU DE GALINHEIRO. FÍCAM BURLANDO O BLOG PRA VOTAR VÁRIAS VEZES.

    ResponderExcluir
  2. Essa ENQUETE, virou brincadeira: o Argemiro, o Emidio e o Vicente, estão mandando os seus assessores votarem nas LAN HOUSES. sendo assim nunca mais eu voto em enquete nenhuma.

    ResponderExcluir
  3. A FESTA DAS MAES ERA UM SUCESSO.
    VIAMOS A FELICIDADE ESTAMPADA NO ROSTO DE CADA UMA. ONTEM A TRISTEZA ERA TAO VISIVIL. E AINDA ESSE GRUPO POLITICO VEM DIZER QUE NAO HOUVE FESTA PORQUE O PREFEITO TA PAGANDO DIVIDAS DA OUTRA ADMNISTRAÇAO. ESSE CARA É MUITO BURRO
    PORQUE A POPULAÇAO E AS MAES ESTAO VENDO QUE NAO É ISSO QUE OCORRE.
    E QUE O ARNALDO GASTOU MAIS DE 1 MILHAO PRA FAZER SEU ANIVERSARIO. ENTAO PORQUE ELE NAO PEGOU ESSE DINHEIRO E FEZ A FESTA DAS MAES.

    EU MESMO RESPONDO PROQUE ELE NAO TEM CARATER, E ESTA ENRIQUECENDO.
    ALEM DO MAIS NAO TEM RESPEITO PELAS MAES COARIENSES.

    ISSO É UMA AFRONTA A MAES, TRAZER GAIOLAS DAS POPOZUDAS NO DIA 1. E NO DIA 9 NAO TEM CARA NEM DE DIZER PARABENS.

    MAS O TROCO A VOCE ARNALDO AS MAES VAO TI DAR NA ELEIÇAO.

    ResponderExcluir
  4. A data do dias DAs MAES é muito importante!É o momento que nós relembramos o quanto o nossa querida é mae é especial!Esse BARNALDO, ficou com medo.ELE sabe que pimenta do C?? dos outros é refresco.SAbem porque ele tem medo de ser cassado por causa dessa data.Foi nessa data que ele se aproveitou de fazer o mal, para o nosso prefeito anterior.No qual não existia nenhum abuso de poder, em que o nosso prefeito(RODRIGO ALVES)fazia a festa dos dias das maes.Porque todos os anos era feita essa festa, o momento em que mais as maes ficavam felizes!E esse BARNALDO, ficou com medo de fazer festa.UM dia iremos sorrir novamente!!!!!Nada eterno enquanto dure!!!!!!!

    ResponderExcluir
  5. Ei, vc aí do 1° comentário, vc deveria pelo menos ir a escola aprender a escrever para depois voltar aqui e criticar, o Argemiro não vai usar seu assessores para ficar dentro de lan house votando, pois eles tem mais o que fazer na câmara e ele não precisa de nenhuma enquete, pois as URNAS RESPONDEM por si só!
    O Argemiro é o único Vereador que está ao lado do povo, que luta incansavelmente pelos interesses da população! Sem excessão

    ResponderExcluir
  6. CARO DANIEL MACIEL A MUITO QUANDO FAZIA PARTE DO GRUPO QUE APOIAVA ARNALDO EU NÃO GOSTAVA MUITO DE SEU BLOG POIS VC DIFERENTE DE MIM JÁ SABIA QUE ESSE GOVERNO NÃO DARIA EM NADA. HOJE QUERO LHE PARABENIZAR PELA CORAGEM DE DEFENDER OS INTERESSES DO POVO DESSA CIDADE QUE ESTÁ SOFRENDO PELOS DESCASOS DO ATUAL GOVERNO.
    PARABENS E CONTINUE ASSIM POIS ASSIM COMO VC ESTOU ME ALISTANDO PARA VER COARI NOVAMENTE SORRINDO.
    ABRAÇO A TODA A POPULAÇÃO DE MINHA CIDADE E QUERO LHES DIZER QUE DIAS MELHORES ESTÃO POR VIR. POIS JÁ SE LEVANTA UMA GERAÇÃO NOVA JUVENIL É VERDADE MAS COMPETENTE E COM BOAS INTENÇÕES PARA O NOSSO MUNICIPIO.

    DEUS ABENÇOE A TODOS.

    ALEXSON DE LIMA.

    ResponderExcluir
  7. nossa o Argemiro vai p o ceu.Imagina que ainda eé besta é Argemiro

    ResponderExcluir
  8. Daniel, a tua enquete virou brincadeira de alguns vereadores. eles: (Argemiro, Vicente do Zito e o Emidio), estão se enganando. mas, será que iram enganar o povo?

    ResponderExcluir
  9. O SrºARGEMIRO BRASIL ESTÁ DE PARABENS, ELE É O UNICO VERREADOR QUE ATENDE AS PESSOAS EM SUA CASA E NA CÂMARA, E SE DESTACA COMO O MELHOR PELO POVO, NÃO VAI A RÁDIO FALAR BESTEIRA...JÁ OS OUTROS VEREADORES SE ESCONDEM E FICAM MENTINDO PRA NÃO ATENDER NINGUÉM... OBRIGADO CONTINUE ASSIM VEREADOR ARGEMIRO É VC QUE TEM DE GANHAR ESSA ENQUETE...

    ResponderExcluir
  10. DANIEL VÁRIAS ESCOLAS DO MUNICIPIO HOJE PARARAM SUAS ATIVIDADES DEVIDO O PAGAMENTO EM ATRASO, E O DESRESPEITO PELOS OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO, SE NÃO PAGAR TODOS OS ATRASADOS VAI CONTINUAR A GREVE, ESCOLA RUI SOUTO DE ALENCAR, DIRCE PINHEIRO, AGENOR... ISSO É SÓ PARA ELE VER QUE O POVO NÃO TÁ BRINCANDO.

    ResponderExcluir
  11. PARA VOCÊ QUE DEFENDE TANTO O ARGEMIRO, ME RESPONDE O DIA QUE TEM O QUE FAZER, ELE COMO VEREADOR NEM NA CÂMARA VAI, É SÓ QUE AS PESSOAS DIZEM QUE ELE MANDA, VAI LÁ NA CÃMARA QUE EU TE ATENDO E NEM LÁ ELE APARECE, COMO VOCÊ TEM A CORAGEM DE DIZER QUE ELE ESTA LUTANDO INCANSAVELMENTE PELO POVO, DEFENSOR DO ARGEMIRO A PALAVRA POPULAÇÃO NÃO SEGNIFICA INTERESSE PRORPIO, SÓ QUE ELE SABE FAZER.

    ResponderExcluir
  12. Dr. Érico Sena11/05/2010, 19:48

    Para haver caráter social do evento intitulado, Dia das Mães, deveria-se ter prévia autorização legislativa para tal, e, beneficiários certos e determinados, o que não instrução processual eleitoral não ficou demonstrado, pelo contrário, no caso em tela.

    Assim, ficou demonstrado que tal conduta do ex-prefeito e cia influiu no resultado das eleições municipais de 2008, tornando tal ato viciado.

    O agente público deve se amoldar ao princípio da legalidade, não cabendo discricionariedade ao que a lei determina de forma concreta.

    ResponderExcluir
  13. eu sou e estorada!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
Postar um comentário