ZONA DE CONFORTO

Em Destaque
Por -
5
Ser criticado não é o fim. É muito bom estarmos naquela zona de conforto, onde não sejamos questionados por nada que façamos ou falemos, onde não haja nenhum tipo de ataque que nos afronte, em uma situação que ninguém nos contradiga porque nada temos que falar digno de contradição. Mas a zona de conforto é o local apropriado para quem não realiza para quem não tem uma postura digna de sua própria consciência, de quem mantém o direito de defender naquilo que tem convicção ser o correto, ainda que contrarie interesse outros. Quando saímos da área de conforto, podemos ser apedrejados, injuriados, criticados, ameaçados e realmente isto não é fácil.
Pessoas da envergadura de Gandi, Mandela, Madre Tereza, e outros foram severamente criticados porque marcaram época e deixaram a zona de conforto para fazer muito mais do que aqueles que viviam apenas para observar e apontar erros. Nem sempre a virtude e a perfeição destas pessoas foram a pauta de seus adversários, e na verdade, não se deve esperar apenas virtudes e acertos de quem sai de sua zona de conforto para realizar, pois além das virtudes seus erros também acompanham. A questão não é esta, mas a capacidade de realizar, de fazer, independente de estar no poder público ou fora dele, porque para realizar e fazer basta ter iniciativa e não o poder político.
Madre Tereza de Calcutá conhecidíssima no mundo inteiro pelo seu trabalho junto “aos mais pobres dentre os pobres”, ganhadora, também, em 1979, do Prêmio Nobel da Paz não deixou de ser criticada. Em determinado momento de sua vida, a madre Teresa foi criticada por ter recebido uma doação de Jean-François Duvalier, o ditador Baby Doc, do Haiti. Pela história de vida da madre Tereza e pela necessidade premente de recursos, essa doação poderia ter passado como mais uma daquelas que salvariam muitas crianças em muitos países. Mas o problema era que os recursos doados vinham de um ditador corrupto, sanguinário, que muito mal fez ao seu país e as crianças do seu país, portanto, dinheiro sujo, indesejável, oferecido por pessoas que querem salvar a alma através do dinheiro, seja de que fonte for. Os críticos não deixaram passar este gesto, demonstrando que os “meios não justificam os fins”.
Mandela, o grande herói do Apartheid sofreu severa críticas por sua amizade próxima para com líderes como Fidel Castro (Cuba) e Muammar al-Gaddafi (Líbia), a quem chamou de "irmãos das armas". Sua decisão em invadir o Lesoto, para evitar um golpe de estado naquele país, também foi motivo de controvérsia. Casou-se três vezes. A primeira esposa de Mandela foi Evelyn Ntoko Mase, da qual se divorciou em 1957 após 13 anos de casamento. Depois casou-se com Winnie Madikizela, e com ela ficou 38 anos, divorciando-se em 1996, com divergências políticas entre o casal vindo a público. No seu 80º aniversário, Mandela casou-se com Graça Machel, viúva de Samora Machel, antigo presidente moçambicano e aliado do CNA.
Gandhi foi assassinado por alguém que discordava dele e só sabia usar as armas da violência. No dia 30 de janeiro de 1948, Gandhi foi assassinado a tiros, em Nova Déli, por Nathuram Godse, um hindu radical que responsabilizava Gandhi pelo enfraquecimento do novo governo ao insistir no pagamento de certas dívidas ao Paquistão. Godse foi depois julgado, condenado e enforcado, a despeito do último pedido de Gandhi que foi justamente a não-punição de seu assassino. Há pessoas que não suportam o contraditório e abrigam dentro de si um fanatismo que leva a cometer atos agressivos e desesperados porque alguém tem a coragem de pensar diferente dele. Tenho ouvido várias ameaças por manter este blog dentro de uma linha que tenho mantido desde que o criei. Alguém berrou para mim esta semana: Tu vais morrer! É certo que morrerei, mas, por favor, não apresse minha ida...
Com este texto, quero dizer que os mais virtuosos homens, por mais justas que foram suas causas foram criticados e até assassinados por defenderem o ponto de vista que os fazia andar de acordo com sua consciência. A política não é o caminho da virtude, apesar de quem caminhe por ela deve andar dentro de uma ética que seja a mais conciliadora possível. O que há mais forte na política é a discordância e não a concórdia, o bem comum passa por cima de determinados grupos que não aceitam o contraditório e querem fazer ecoar seu discurso através da força. Mesmo diante da revolução, após deve haver o Estado de Direito.
Por isso, quem sai da zona de conforto, deve está preparado para o que vier. Sejam as críticas duras, sejam as ameaças e até mesmo a antipatia. Não é o calor da hora ou medo das críticas que vão dizer quem estava certo ou errado; é o tempo, são as realizações, os avanços sociais que encontram o abrigo no peito de quem recebem. Quanto à virtude, deve ser buscada por todos, até mesmo pelos políticos, mas quase sempre não é alcançada.

Postar um comentário

5Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Você cultuando os santos católicos - Madre TEreza de Calcutá. Sempre falou mal da igreja católica.

    ResponderExcluir
  2. Deveria colocar seu pastor como exemplo pelo seu trabalho junto “aos mais pobres dentre os pobres” e não uma santa católica.

    ResponderExcluir
  3. Olha ja...
    Um cientistazinho politico der merda paumandado querendo
    se comparar com madre tereza e outros q muito
    contribuiram em favor dos pobres e menos favorecidos!!

    Agora eu te pergunto:

    O que vc ja fez pra ajudar os pobres der coari???
    PORRA NENHUMA!!! Pelo contrario, a populacao der coari esta cada vez mais
    miseravel e tenha certeza q vc tem participacao
    e contribuido pra isso!

    Ate o dizimo da tua igreja vc nao da corretamente, aos invez somente
    uma peq quantidade do montante q vc fatura.

    Teu pastor sabe q tu nao doa correto conforme
    o q tu ganha puxando saco e apoiando teu lider criminoso corrupto!

    Te manca seu crente safado!! Lanca tua ganancia ao
    chao, deixa de assentar-se a roda de escar
    necedores e volta ao teu primeiro amor pois tua comunidade
    Evangelica ta envergonhada der vc!!!

    Vc proprio ja assumiu aqui no blog q nao e santo
    e q ja deixou der ser um crente assidio!!

    Quem te viu quem te ve!!!,

    ResponderExcluir
  4. DANIEL, SOU O CARLINHO, É REVOLTANTE PEGARMOS PRA LER ALGUNS BLOGUES, HOJE O SEU E DO ELOYM SÃO OS ÚNICOS MAIS DEMOCRÁTICOS PODIAMOS FAZER UMA CORRENTE PRA ACABAR COM A MORAL DO LEVIT OLIVIERA, ELE SÓ PUBLICA OS COMENTÁRIOS QUE AJUDAM O CANDIDATO DELE, NÃO TENHO CANDIDATO MAS SE ELE CONTINUAR ASSIM VOU BOTAR PRA QUEBRAR EM FAVOR DO PROFESSOR VICENTE, OS COMENTÁRIOS DELES SÃO RACISTAS CHAMAM VICENTE PRETO, AGORA QUER CULPAR O PROFESSOR PELOS DEMANDOS DO ADAIL E POR FIM QUEREM CULPA-LO POR PROBLEMAS DA IRMÃ QUE É CASADA E TEM VIDA PARTICULAR, SÓ NÃO FALA QUE O OSSIAS TÁ ENVOLVIDO NA VORAX, NOS DESVIOS DOS RECOLHIMENTOS DO INSS TEM UMA CASA QUE PARECE HOTEL A GARAGEM PARECE ESTACIONAMENTO DE SUPERMERCADO DE TANTOS CARROS, O EVANDRO MORAES QUE TINHA UMA APOSENTADORIA, PELA PREFEITURA, DESDE OS 30 ANOS, O IRAM RASPADINHA (SEM COMENTÁRIOS)WILSÃO E FAMÍLIA QUE QUANDO CONSEGUIAM GRANA COM O ADAIL PUBLICAVAM FAIXAS DIZENDO QUE ERA O MELHOR PREFEITO DA HISTÓRIA DE COARI, QUANDO NÃO CONSEGUIAM ERA BRIGAS E MAIS BRIGAS, ATÉ MESMO O CANDIDATO DELES TEM UMA FAMÍLIA DESESTRUTURADA COM MACONHEIROS, BEBERÕES, ASSALTANTES E AINDA VAI LEVAR MUITO COURO E SE APOSENTAR COMO "QUASE PREFEITO", UM ABRAÇO. ENQUANTO ME LEMBRO DESCULPE AS VEZES QUE LHE ATAQUEI, HOJE VEJO QUE VOCE TINHA RAZÃO NOS SEUS COMENTÁRIOS, DEPOOIS DA BAIXARIA DA PASSEATA "DO MAL" AINDA MAIS COM A MOSTRA DO CARATER DO PROFESSOR MANUEL LARANJA, TO FORA. PELO AMOR DE DEUS PUBLICA,

    ResponderExcluir
  5. Quero ver se vc vai colocar o porque Adail Pinheiro foi preso (seu deus) pois pra mim vc não teme a Deus, o único Deus verdadeiro! Será que ainda não caiu a ficha? Jesus está fazendo justiça e vai nos livrar desse grupo de Adail! Sei que vc no fundo tem um coração bom e ainda há tempo de corrigir seus erros. Pede pra Jesus iluminar sua mente pois Ele já iluminou de muitas pessoas minha mãe foi uma delas.

    ResponderExcluir
Postar um comentário