POLÍTICA NACIONAL: MUDANÇAS E RAZÕES

Em Destaque
Por -
0
Mudanças são naturais na política. Antigamente havia o troca-troca de partido até ser definido por jurisprudência que definiu que o mandato pertece ao partido e não ao candidato. O político mudando de partido, muda de ideologia política. Outros muda de grupo político mas não mudam de ideologia. Interesses pessoais, conflito com a ideologia partidária, perseguições além de fatores do forum intimo levam a mudancas de agentes políticos.

O CASO PT

Esta semana, a senadora Marina Silva (AC) anunciou que, após 30 anos de militância, deixa o PT com a possibilidade de ser candidata à presidência do Senado pelo PV. Ao mesmo tempo, o senador Flávio Arns (PR) expressou a vontade de sair do partido, para concorrer nas próximas eleições por outro partido. No momento em que a Justiça Eleitoral confirmar as duas desistências, o PT contará com apenas 10 senadores.

Em 2005, durante o escândalo do Mensalão, o senador Cristovam Buarque (DF), hoje filiado ao PDT, também desembarcou do partido. Na mesma época a ex-senadora Heloísa Helena (AL), atualmente vereadora pelo PSOL, deixou o partido. Ela, entretanto, havia sido eleita em 1998 (legislatura que acabou em 2006). Outra baixa ocorreu em 2006, quando Ana Júlia Carepa foi eleita governadora do Pará e deixou a vaga no Senado para o suplente, senador José Nery (PSOL).

Apesar das baixas, o PT continua tendo a quarta maior bancada no Senado, atrás do PMDB (19 senadores), DEM (14 senadores) e PSDB (12 senadores). Após o partido do presidente Lula, a maior bancada é a do PTB, com sete senadores.

AS MUDANÇAS E PREJUÍZOS

O que não pode ocorrer no processo político de mudanças é o prejuízo para a população. Golpes de Estado, boicotes, crises e estratégias que prejudiquem a população são perniciosas em sua essencia e os prejuízos são certos.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)