COARI: DIFICULDADES E PLANEJAMENTO

Em Destaque
Por -
1

Qualquer pessoa que queira realizar uma obra, por menor que seja, deve atentar para os detalhes dela, todos os elementos que estarão implicados na obra assim como custos e prazos. O planejamento é o caminho para que o que façamos seja bem sucedido. Quando as ações são feitas simplesmente pela emoção de fazer, a tendência é que algo dê errado. Assim é no serviço público. Analisando alguns fatos que ocorreram em Coari, é possível entender a necessidade do planejamento. Alguns problemas são do conhecimento de todos, e estes problemas afetaram o início das obras e ações que estavam planejadas para o início do mês de abril:

  • QUEDA DA RECEITA - Foi necessário adequar folhas e gastos da prefeitura;
  • QUEDA DA ARRECADAÇÃO - Foi necessário adequar folhas e gastos da prefeitura, pois a receita caiu mais de 50%;
  • QUEDA DO PREÇO DO PETRÓLEO -Interferiu na arrecadação do município;
  • QUEDA DO PREÇO DO DOLAR - Interferiu na arrecadação do município;
  • ENCHENTE - Causou transtorno, interdição de várias ruas, e desabrigou milhares de família de Coari. Problema que só agora começa a perder a força;
  • PERÍODO DE CHUVA - que junto com a enchente e outros fatores impossibilitou o início das obras;
  • E AGORA A CRISE INSTITUCIONAL - todos estão acompanhando para o ver o desfecho.

Diante de vários fatores que tornaram o início das obras inviável, é necessário focar no planejamento, para poder corrigir os problemas que surgiram durante este período e dentro deste planejamento, o mais breve possível executar as ações que vão gerar emprego e renda para as famílias coarienses. Isto não ocorrerá simplesmente por um ato de vontade ou de entusiasmo, e sim através de um planejamento sério, que leve em conta: período para licitações, legalidade dos programas, assinaturas de convênios respeitando prazos e acima de tudo, o foco naquilo que é prioridade para a população.

A grande diferença do entusiasta para quem faz política com seriedade é o planejamento. A gestão pública no Brasil mudou, hoje não é admissível “achismos” ou iniciativas apaixonadas. Hoje a pedra fundamental da administração pública deve ser a legalidade, e dentro da legalidade o respeito aos prazos e ditames legais. É claro que tem gente que acha que sabe de tudo, mas da missa não conhece o terço. Sem planejamento, as metas e os alvos não são alcançados e a herança pode ser uma grande dor de cabeça.

Postar um comentário

1Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. muito interessante, uma vez ouvi que para cada uma hora planejando algo você ganha 1 dia de produção a mais, ou algo parecido..., enfim, planejamento é fundamental para solucionar problemas e evitas futuros problemas.

    ResponderExcluir
Postar um comentário