SITE DE COARI ALERTA: FURTOS NA UFAM

Em Destaque
Por -
0
Difícil de acreditar é, mas o campus do Instituto de Saúde e Biociências, da Universidade Federal do Amazonas (ISB/Ufam) está sendo alvo de roubos de equipamentos eletro-eletrônicos e, o que é pior, os próprios alunos estão destruindo os livros da biblioteca acadêmica. As polícias Civil, em Coari, e Federal, em Manaus, já receberam a denúncia.

Engana-se quem pensa que por ser uma instituição federal de ensino superior não haja problemas, dessa natureza, em sua rotina educacional. Procurada pela reportagem, o diretor do ISB/Ufam, professor Paulo Jacob São Thiago, confirmou que este ano já sumiram dois aparelhos de datashow, três roteadores e um aparelho de DVD, durante o período de aula. Para evitar esses problemas, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifam), 39 câmeras de vídeo atuam em tempo real, em todo o espaço físico da escola.

Na biblioteca da Ifes, outro grande problema para a comunidade universitária. Livros adquiridos recentemente estão em péssimo estado de conservação. A bibliotecária Josiane Marinho Moraes até desenvolveu um pequeno manual de manutenção e conservação dos livros (veja abaixo). “É egoísmo de alguns alunos que só pensam em si e esquecem que outros colegas precisam dos livros e dos equipamentos”, reage a acadêmica Márcia Patrícia Brito Barreto, do 6° período de Biologia/Química.

“Foi por volta das 15h30 de um dia normal de aula”, acrescenta o diretor, que não arrisca apontar o culpado ou os culpados pelo saque ao patrimônio público federal. Além de registrar um Boletim de Ocorrência (B.O) na 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil, a direção do campus enviou comunicado à Superintendência Regional da Polícia Federal, com sede em Manaus, por ser a Ufam um órgão público federal.

Os roteadores estavam instalados em um dos blocos de salas de aula e laboratórios e serviam para distribuir, sem fio, o sinal de internet para que os alunos e professores pudessem acessar a “grande rede” mundial de computadores. Por causa do furto, alunos e professores estão impossibilitados de usufruírem do serviço de internet naquela área do campus, que vai instalar no segundo semestre deste ano, 150 novos computadores.

A preocupação da direção do ISB, de professores, dos técnicos administrativos e de alunos aumenta à medida que se aproxima a chegada de 479 itens de equipamentos que a instituição já licitou a compra e, entre eles estão instrumentos caríssimos e de extrema necessidade de uso nos laboratórios, como microscópios digitais e câmeras de vídeo para acoplar nos microscópios, além de muitos outros instrumentos para compor os laboratórios.

LEIA A MATÉRIA COMPLETA AQUI

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)