ENCHENTE NO AMAZONAS: CHEIA SERÁ MENOR QUE A DE 1953

Em Destaque
Por -
0
 
Inferior a de 1953 

Euzivaldo Queiroz
Ontem, representante do órgão disse que chuvas continuarão no mês de junho, mas que cheia de 2009 deverá ser a quinta maior de Manaus


Jorge Eduardo Dantas
Da equipe de A CRÍTICA

  Os rios devem continuar subindo e as chuvas caindo por todo o mês de junho. Mas o nível do rio Negro não vai ultrapassar a altura de 29,69 metros, marca registrada no lendário ano de 1953. 

Esta é a mensagem principal do terceiro alerta de cheias, promovido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM) na manhã de ontem. Na ocasião, o superintendente do órgão, Marco Antônio Oliveira, afirmou que, “dificilmente”, o atual período de cheias deve superar o de 53, apesar da tendência de subida dos rios e forte chuvas permanecer durante o mês de junho inteiro.

  De acordo com os estudos do CPRM divulgados ontem, o nível do rio Negro deve ficar entre 29,15 metros, a mínima considerada para este mês, e 29,58 metros, a máxima. 

Ontem, dia 1º de junho, o rio Negro marcava 29,15 metros - uma elevação de três centímetros em relação à sexta-feira passada e quatro centímetros em relação à última semana, quando o rio Negro passou por volta de quatro dias “estacionado” em 29,11 metros.

  
Cheia já acabou

  O especialista contou, ainda, que no alto dos rios Javari, Purus, Madeira e Solimões a cheia já foi finalizada. E este cenário deve chegar nas próximas semanas aos leitos desses cursos d‘água. Nos rios Juruá, Purus, Negro, Amazonas e Solimões, os níveis se mantêm altos e estáveis, e na calha do rios Japurá, Negro (na região de Barcelos e Santa Isabel) e Branco a cheia está apenas começando.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)