E A REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA?

Em Destaque
Por -
0

IMPORTÂNCIA DA REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA - Por considerar providência importante "para a justiça social na região", Arthur Virgílio votou, no Senado, a favor do projeto de lei de conversão de medida provisória que regulariza a ocupação de terras públicas na Amazônia Legal.


Assinalou ele que a proposição, de iniciativa do governo federal, aumenta "a governança ambiental, atacando o problema da grilagem de terras e levando a regularização para aqueles que, de boa fé, têm posse mansa e pacífica".


"Há que se reconhecer que a regularização fundiária, ou a legitimação da posse de áreas existentes na Amazônia Legal - disse - constitui medida necessária para garantir importante parcela do patrimônio natural brasileiro e uma ocupação estabelecida em conformidade com a legislação, evitando descontrole a respeito do uso, posse e domínio dos imóveis naquela região, já que a carência de disciplina acaba por acarretar uma série de problemas de várias ordens, com destaque para a degradação ambiental."


O líder tucano considerou também importante o dispositivo que permite a transferência da titulação, após três anos, e desde que a área seja superior a quatro módulos fiscais. "E importante - frisou Arthur Virgílio - porque quem o fizer não mais poderá ser beneficiado em programas de reforma agrária ou regularização fundiária, o que põe freio na grilagem de terras."


O senador notou ainda que a Câmara dos Deputados incorporou ao projeto a proibição de os Estados da Amazônia Legal celebrarem novos convênios com a União se não aprovarem, em três anos, o respectivo Zoneamento Ecológico e Econômico, "o que contribuirá para o melhor desenvolvimento sustentável".  


Arthur Virgílio concordou com a senadora Marina Silva (PT-AC) em que o projeto de lei não deve servir para beneficiar prepostos. Está convencido de que essa não foi a intenção do ministro Mangabeira Unger nem da relatora no Senado, Kátia Abreu (DEM-TO).



-- 
        Antonio Iaccovazo
             Fotografo
Fone.55 92 9136-8133  3656-0443

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)