TAPAUÁ: VEREADORES PEDEM INVESTIGAÇÃO DO EX-PREFEITO

Em Destaque
Por -
5
Cinco vereadores do município de Tapauá – a maioria da Câmara Municipal formada por nove membros – pediram oficialmente ao Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM) e ao Ministério Público Estado (MPAM) que façam uma devassa nas contas dos dois mandatos do ex-prefeito Almino Gonçalves de Albuquerque.  O presidente da Câmara, Raimundo Veríssimo Alves (PMDB) e os vereadores Edicleide Queiroz (PV), Manoel Diomédio da Silva Filho (PV), Antonio Teixeira de Oliveira (PR) e Altevir Nascimento dos Santos (PR) denunciaram que, em oito anos de mandato, o ex-prefeito prestou contas apenas dos três primeiros anos (2001, 2002 e 2003) ao Legislativo Municipal.

Segundo o vereador Manoel Diomédio, “o maior prejuízo pode ter acontecido na área da Educação”.

Como comprovação de suas suspeitas de mau gerenciamento dos recursos públicos, os vereadores anexaram às representações feitas aos dois órgãos fiscalizadores cópias de notas fiscais que supostamente comprovam superfaturamento, além do fato de que as mercadorias – para a merenda escolar – terem sido compradas em empresa do cunhado do ex-prefeito.

Segundo a denúncia dos vereadores, o ex-prefeito também não foi responsável com os recursos do Fundef (hoje Fundeb) que cresciam ano a ano desde 2002, mas deixaram de ser repassados aos professores nos anos de 2004 e 2005, a título da cota que cada professor tem direito quando há sobras da verba do Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Além desses problemas, Diomédio e os demais vereadores denunciaram a contratação de servidores de forma irregular: “Um deles era pago pela Secretaria de Educação, mas trabalhava na serraria do município”, disse ele, revelando que a Prefeitura de Tapauá tem uma serraria e movelaria que funciona como empresa privada fazendo e comercializando móveis.

“Enquanto isso, a maioria das escolas da cidade está totalmente depredada ou funciona de forma precária, como é o caso da Escola Municipal Arthur Virgílio Filho, onde deveriam ser aplicados os recursos que a prefeitura recebe do governo federal”, criticou o vereador.

Postar um comentário

5Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

  1. Muito bem caros vereadores, vocês estão fazendo um trabalho bem feito. O ex-prefeito de Tapauá passou 8 anos só desviando dinheiro da prefeitura e investindo para comprar os seus bens em Manaus.

    ResponderExcluir
  2. A câmara não está fazendo mais do que sua obrigação

    ResponderExcluir
  3. Durante o tempo que vivo em Tapauá nunca tinha visto vereadores tão atuantes, quero destacar o Vereador que nais atuar na Câmara de Tapauá, dos poucos políticos que eu ja vi digno de elogio, parabens vereador Diomédio. Pena que você é apenas um!

    ResponderExcluir
  4. Depende do que se entende como vereadr atuante. Manoel Diomédio da Silva Filho é atuante quando estão em jogo seus interesses, pois este serve de boca-de-ferro do Presidente da Câmara para acirrar brigas em plenário como é do conhecimento dos ouvintes de Tapauá que acompanham as picuinhas lideradas pelo Profº Diomédio. No entanto quando o Presidente da Câmara assumiu o comando do município nada foi feito e nada foi dito. O vereador Diomédio tratou de pedir afastamento da Câmara (como demonstra seu requerimento naquele poder) para ficar calado. Quanta atuação!

    ResponderExcluir
  5. em tapaua e uma corja de bandido tanto prefeito como vereadores nenhum vale nada principalmente o paulo adinael e valter lopes gostaria muito que isso podesse mudar um dia mais acho dificil infelizmente tapaua esta amaldicoado com essa corja o povo de tapaua que procure suas melhoras em outro lugar pois a tendencia e piorar em tapaua so se cria ladrao e quando vai um diferente para ajudar o povo eles nao descansao enquanto nao o tiram nao tem mais solucao o povo que se salve

    ResponderExcluir
Postar um comentário