BESOURO GIGANTE ENCONTRADO EM COARI

Em Destaque
Por -
0

19/02/09 - 14h20 - Atualizado em 19/02/09 - 16h03

Operários encontram besouro gigante em obra no Amazonas

Leitora enviou foto do animal, que tem o comprimento de uma caneta. 
Segundo biólogo, inseto é inofensivo e leva três anos para ficar adulto.

Iberê ThenórioDo Globo Amazônia, em São Paulo.

Tamanho da letra

 

Um besouro gigante foi encontrado em uma obra na floresta em Coari (AM). A foto foi enviada pela leitora Aline Souza, que trabalha na empresa responsável pela construção. “É comum encontrar esses besouros na obra”, conta a internauta.

 

 

Foto: Arquivo pessoal

Animal foi encontrado no em obra no município de Coari (AM). Leitora que enviou a foto afirma que besouros como esse são comuns na região.

 

Segundo o biólogo Fernando Vaz-de-Mello, que se dedica a estudar besouros, o inseto encontrado pelos operários é da espécieMegasoma mars, típico do noroeste Amazônico. “As espécies desse gênero frequentemente atingem grande tamanho, e os chifres existem apenas nos machos. Eles são completamente inofensivos.” 

Os besouros gigantes levam até três anos para se tornarem adultos, segundo o biólogo. “Os adultos comem frutas ou seiva que escorre de algumas árvores, enquanto as larvas comem matéria vegetal em decomposição”, explica. 

De acordo com Vaz-de-Mello, esse besouro tem alguns parentes no Cerrado, Caatinga e Mata Atlântica. “Mas eles já estão quase todos no Livro Vermelho, ou seja, estão ameaçadas de extinção”. Segundo ele, a espécie amazônica aparentemente ainda não está ameaçada. 

Se você tem fotos, vídeos ou relatos interessantes sobre animais da Amazônia, envie paragloboamazonia@globo.com .


FONTE: PORTAL G1

Tags:

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)