NO FINAL DA TARDE

Em Destaque
Por -
0
O final da tarde nos leva a refletir, principalmente quando estamos sós. Eu que já passei muitos finais de tarde na solidão dos rios e lagos de Coari, posso falar com propriedade sobre o que é parar para pensar no final da tarde. Cinco bons anos da minha vida passei trabalhando na Zona Rural de Coari, viagens que proporcionavam de 15 a 20 dias de afastamento da Zona Urbana e me levava aos recônditos mais distantes do interior do nosso município... Que horas aquelas, no silêncio das matas e rios, vendo muitas águas passando e o sol lentamente recolhendo-se ao seu leito, ao tempo que os barulhos dos insetos da noite começavam a zunir. Se não fora a chegada das carapanãs, o anoitecer era perfeito. A perfeição que não havia no Solimões, encontrava nos lagos.

Mas a tarde, e seu silêncio inspirativo ainda marca minha memória, momento para refletir e ler. Outras recordações das tardes remontam minha infância, quando ainda morava no Taua-Mirim e a voz do Zeca Cruz tocava musicas variadas e o tom noticioso chamando o povo para os avisos e comunicados. Já nas tardes da minha adolescência foram muitos os momentos de joelhos, na igreja, orando e refletindo, buscando a Deus. As tardes de minha juventude foram marcadas por uma freqüência de orações e meditações. Lembro também, a voz eloqüente do Padre Jackson nos finais da tarde de Coari: eu evangélico, ouvia aquela palavra contundente, e gostava, pois aquele religioso falava com sabedoria e prendia a atenção de todos nas tardes de Coari. Ainda que não gostasse quando ele incitava alguma animosidade religiosa, mas sabia separar o joio do trigo, e entender aquela voz convincente falando de Deus. Faz falta padres como Dom Jackson. 
Finais de tarde, convite para refletir, e aqui estou eu, pegado com meus pensamento, só eu e o computador na esfera material. Novamente ouço o som das músicas que à medida que o tempo passa vão diminuído o volume pouco a pouco e as pessoas correm para o televisor com o propósito de acompanhar as notícias de tudo o que aconteceu no mundo. Uns caminham para a escola, outros chegam do trabalho. A atividade crônica que me prendia ao labor intenso deu uma trégua, me dando condições de novamente usar as tardes para refletir, pensar e escrever. 
Se as pessoas parassem pelo menos um pouco no final da tarde, e refletissem como se não estivessem na selva de pedra, e olhassem com candura para a própria infância, encontraria motivos para levar a vida com  um pouco mais de lentidão e responsabilidade, em quem sabe até ouvir a voz de Deus no silêncio da noite que se aproxima.

Postar um comentário

0Comentários

1. O Blog em Destaque reserva-se o direito de não publicar ou apagar acusações insultuosas, mensagens com palavrões, comentários por ele considerados em desacordo com os assuntos tratados no blog, bem como todas as mensagens de SPAM.

Postar um comentário (0)